Rio de Janeiro – Chove forte na Região Metropolitana do Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira (10). As pancadas atingem a capital fluminense, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Niterói, São Gonçalo e Maricá, com registros de raios, trovões e rajadas de vento. Na cidade do Rio, a maior concentração foi na Zona Oeste. Há registros de pontos de alagamento e quedas de árvores pela cidade.
De acordo com o Sistema Alerta Rio, entre 18h e 19h, choveu forte foram registrados no Recreio dos Bandeirantes (22mm/h), Barra/RioCentro (18,6mm), Jacarepaguá/Tanque (18,6mm), Piedade (16mm) e Guaratiba (14,8mm).
Por conta da chuva, alguns bairros tiveram formações de bolsões d´água, entre outras ocorrências. Rua 24 de Maio – Altura Rua Cônego Tobias – Sampaio; Avenida Brasil, na altura da Estação BRT Irajá, sentido Zona Oeste – Irajá; Estrada da Bica, Altura do Nº 483 – Ilha do Governador; Avenida Brasil. na altura da passarela 27, sentido Centro – Coelho Neto; Avenida Coronel Luiz de Olibeira Sampaio – Ilha do Governador; e Estrada do Galeão, altura do Nº 2715 – Ilha do Governador. Há formação de lâmina d’água na Avenida Ayrton Senna, na altura do shopping Uptown, sentido Linha Amarela, no Recreio.
Queda de árvore na Rua Professora Francisca Piragibe – Altura da Rura Mapendi – Taquara; Rua Leopoldina Rêgo, na altura Nº 643 – Olaria; Avenida dos Mananciais, altura do Nº 654 – Taquara; Rua Repouso, na altura Nº 121- Ilha do Governador; Estrada do Pau-Ferro, altura Nº 2525 – Freguesia; e Rua Cardoso de Morais – Altura Estação do BRT Cardoso de Morais – Ramos.
Segundo o Alerta Rio, núcleos de chuva permanecem ativos na Zona Oeste, especialmente entre Santa Cruz e Campo Grande. A previsão indica possibilidade de novas pancadas de chuva na região nos próximos minutos. Também há registros de chuva forte na Tijuca, Grajaú e Vila Isabel, na Zona Norte.
No Aeroporto Santos Dumont, alguns voos para São Paulo estão com atrasos por causa da chuva.
Apesar do temporal, a cidade permanece em Estágio 1 — o primeiro nível em uma escala de cinco —, o que indica que, até o momento, não há impactos significativos na rotina da população.
Durante a tarde desta quinta, a Região Serrana do Rio foi afetada por um temporal. Em Petrópolis, onde já havia chovido intensamente no fim de semana passado, os ventos retornaram com força e provocaram novos transtornos.
Em Itaipava, no trecho do Ribeirão Grande, moradores relataram a queda de granizo durante um vendaval. A tempestade também provocou falta de energia elétrica em alguns pontos da região. Ruas de Teresópolis também ficaram alagadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para tempestades em todo o estado nesta quinta.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que foram registradas quatro chamadas em decorrências da chuva na Região Serrana. As equipes estão nas ruas para atendimento.
Defesa Civil informou que o risco hidrológico ainda é alto para Rio das Ostras, na Região dos Lagos, e moderado para as regiões Costa Verde, Sul, Serrana, Baixada Litorânea e Norte, além da capital. Há possibilidade de mesmo risco para Baixada Fluminense, Metropolitana e Noroeste. Sobre riscos de deslizamento, há previsão para todas as regiões do estado em nível moderado.
Vídeo da chuva em Gramacho, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.