NOTÍCIAS / RJ

[vídeos] Tiroteio fecha vias expressas e deixa 4 pessoas baleadas

Pessoas se abrigam em uma mureta durante confronto. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Rio de Janeiro – Um tiroteio fechou a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, na altura da Cidade Alta, nos dois sentidos, na tarde desta quarta-feira (12), levando motoristas em pânico a abandonarem seus veículos e se jogarem entre os carros em busca de proteção.

Quatro pessoas foram baleadas. Duas das quatro vítimas atingidas estavam em um ônibus. Dois feridos foram levados para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na Zona Norte. Entre eles está uma mulher identificada como Kelly, de 45 anos, que foi baleada na perna dentro da comunidade, entre Parada de Lucas e Vigário Geral. Os outros dois feridos foram para o Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada. Flavia Souza da Silva, de 45 anos, teve escoriações e cortes, sem gravidade, no cotovelo esquerdo. Ela foi medicada e aguardava fazer curativo para receber alta. André de Oliveira, 50 anos, sofreu uma lesão superficial no cotovelo, sem gravidade. Ele foi medicado e teve alta.

As polícias Civil e Militar foram para Parada de Lucas e Vigário Geral após receberem informações de inteligência de que o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, estaria escondido em uma casa do Complexo de Israel. Atualmente, ele é um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro. Cidade Alta, Vigário Geral, Parada de Lucas, Cinco Bocas e Pica-pau são as cinco comunidades que compõe o complexo.

Durante o confronto, um helicóptero da polícia foi atingido e teve que fazer pouso forçado no Comando Naval da Marinha, na Penha. A aeronave, atingida por dois disparos, pertence ao Grupamento Aeromóvel (GAM), da Polícia Militar.

Bandidos atearam fogo a barricadas, a um caminhão e a uma passarela para dificultar a entrada dos agentes nas comunidades. A Polícia Civil solicitou à PM o fechamento da Avenida Brasil nas proximidades das comunidades para garantir a segurança da população. Um ônibus foi atingido por ao menos dois tiros quando o motorista passava pela Rua Bulhões Marcial, em Vigário Geral.

A Secretaria Municipal de Educação disse que as escolas do Complexo de Israel adotaram o protocolo de segurança e seguem em funcionamento. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, na rede estadual, três escolas foram fechadas.

Por volta das 18h10, bandidos voltaram a atacar a Zona Norte em quatro diferentes pontos: na Avenida Brasil, altura da Cidade Alta, de Irajá e de Guadalupe, onde um ônibus foi atravessado pegava fogo, e na Avenida Martin Luther King Jr. Criminosos, fortemente armados, também foram flagrados correndo pelas vias. Um helicóptero da polícia sobrevoava a região. Trabalhadores que voltavam para casa enfrentavam um longo congestionamento na Av. Brasil.

A Supervia informou que, em função do tiroteio nas proximidades da estação Vigário Geral, a circulação dos trens, ficará entre a Central do Brasil x Penha e Duque de Caxias x Saracuruna, sem a necessidade de troca de composição em Gramacho. O trecho entre Penha Circular e Vigário Geral encontra-se fechado para embarque e desembarque. O intervalo no momento é de aproximadamente 30 minutos.

A Mobi Rio informou que o trecho na estação de Irajá da Transbrasil se encontra fechado devido a operação policial. Os serviços afetados estão com intervalos irregulares

60 – Gentileza x Deodoro (Parador).
61 – Gentileza x Deodoro (Expresso).
71 – Gentileza x Vigário Geral (Expresso).

 

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

 

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Leia também

às