93FM CONCORRE A PRÊMIO DE JORNALISMO

A Síria chama atenção de todo o mundo com notícias sobre conflitos, ataques químicos, mortes e caos no cenário político. Em sete anos, um país rumo à prosperidade se viu diante de uma guerra civil covarde. Diante das atrocidades contra a população síria, a Rádio 93 FM preparou uma série de reportagens especiais para entender melhor os motivos do conflito, consequências, vítimas, e, que tipo de esperança é possível alimentar para quem viu o futuro ruir. Foram quatro episódios, veiculados entre os meses de março e abril.

O resultado desse trabalho foi a indicação ao Prêmio de Jornalismo Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria radiojornalismo. A série ‘Vida Para Síria’ teve produção, reportagem e edição de Juliano Medeiros; trabalhos técnicos de Jair Cardoso e auxílio à produção de Mariana Menezes. O trabalho de apuração e montagem durou 2 meses. Além de um levantamento minucioso dos sons da guerra, foram entrevistados diversos especialistas em guerra, Oriente Médio, antropólogos; instituições de ajuda humanitária, como Médicos sem Fronteiras e Comitê Internacional da Cruz; além de personagens reais da guerra e Organizações Não-Governamentais (ONG’s) envolvidas no trabalho de acolhimento dos refugiados no Brasil.

O prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é um dos mais importantes prêmios de jornalismo do país e em 2018 chega a 40ª edição. O trabalho do departamento de jornalismo da Rádio 93 FM obedeceu a todas as exigências do regulamento. Agora, é torcer por uma vaga na final, que acontece em 25 de outubro, durante cerimônia em São Paulo.

– Destaco que essa projeção fortalece ainda mais a qualidade do jornalismo que fazemos na programação da rádio, seja nos boletins de informação durante a programação, seja em projetos especiais, como este da Síria. Isso é uma honra por nos nivelarmos a outros grandes grupos de comunicação, exclusivamente voltados para a produção de conteúdo jornalístico – enfatiza Medeiros.

A série Especial Síria – a Guerra, as Vítimas, os Refugiados, a Esperança é fruto de um projeto que contou com outras ações na programação da emissora, idealizadas por Andrea Maier, diretora da 93FM.

Confira as reportagens:

Especial Síria – A Guerra

Especial Síria – As Vítimas

Especial Síria – Os Refugiados

Especial Síria – A Esperança (como ajudar)

 

às