OLHAI PARA CIMA

Eduardo tinha ido com seu pai a uma loja. À tarde eles desceram da montanha onde moravam em sua casinha, e caminharam na planície até à cidade. Havia muito a ver, e muitas compras a fazer.
Jantaram num restaurante, e se puseram a caminho de casa. A escuridão cobria a terra quando chegaram ao pé da montanha. Eduardo começou a difícil tarefa de subir o trilho daquela áspera e escura montanha. E a cada minuto que se passava, escurecia mais.
O pai, um pouco adiante, carregava um saco nos ombros. O saco continha as compras que eles haviam feito. Eduardo desejava poder andar com pés tão seguros como o pai.
Ele tropeçava, porque suas pernas estavam trêmulas. Seus olhos, acostumados a estar fechados a esta hora, doíam e ele tentava enxergar os troncos e pedregulhos antes de cair neles. Mas quanto mais olhava, menos via.
Finalmente, Eduardo segurando a mão livre do pai, pôs nele a sua confiança para guiá-lo no caminho. Isto melhorou a situação e finalmente viram a luz brilhante de sua própria casa. Eduardo não tinha falado muito, até agora. Ele tinha que economizar fôlego para andar.
“Papai”, disse ele com admiração, “eu gostaria de andar pelo escuro sem tropeçar e cair. Como é que o senhor consegue?”
O pai parou imediatamente. Eduardo percebeu que estava olhando para ele com seus olhos bondosos.
“É assim, meu filho. Você tropeça porque olha sempre para seus pés”. E pôs o saco no chão, tomou a cabeça de Eduardo em suas duas mãos voltando-a para cima. “Olhe para lá. Você vê onde o Céu está mais claro? É porque cortaram as árvores ali para fazer a estrada. Eu olho sempre para cima quando ando. Torna o caminho mais fácil.”
Sim, torna o caminho mais fácil o olharmos para cima. A estrada está muito escura hoje. Se só olharmos em nosso redor ficaremos desanimados.
O olhar para cima é o olhar de fé em Deus. “Olhar para cima” é confiar nEle para obter direção quando tudo se acha em trevas e não vemos o caminho e as dúvidas nos assaltam, sentimos “medo do escuro”. Nós nunca olharemos em vão, quando sinceramente olharmos para cima.
“Olhai para cima” é um esplêndido lema.

 

às