Atitudes comuns que podem estar quebrando os seus cabelos

A quebra dos cabelos é uma reclamação constante das mulheres, e o que muitas não sabem é que ela pode ocorrer por conta de alguns hábitos que passam despercebidos no dia a dia. De lavar de maneira incorreta à manusear demais os fios, descubra os pequenos equívocos que você precisa deixar de lado já.

 

Esfregar demais no banho

 

Você costuma esfregar as madeixas com força durante o banho? Acredite, isso não vai te ajudar a limpar melhor, e ainda trará prejuízos. Esfregando a raiz de maneira bruta você pode romper a fibra capilar, então sempre massageie de maneira delicada com a pontinha dos dedos.

 

Secar sem gentileza

 

Assim como usar muita força durante o banho, esfregar os cabelos com a toalha também gera quebras. Portanto, cuidado: os movimentos muito repetitivos e vigorosos com a toalha podem quebrar sim os fios. Passe as mãos retirando o excesso de água, dando uma apertada leve, para ficar mais fácil de secar. Não torça, porque isso também rompe o fio.

 

Pentear de cima para baixo

 

Desembaraçar de maneira correta faz toda a diferença no aspecto e saúde dos seus cabelos, então vale ficar atenta a esse procedimento. O pior de todos os erros é pentear de cima para baixo. O ideal é desembaraçar antes de lavar, porque a lavagem já entrelaça mais os fios e cria nós pelas escamas ficarem mais abertas. Depois do xampu, passe o condicionador e desembarace novamente para fechar as cutículas, e volte a pentear depois do banho, de preferência com um leave-in. Comece das pontas, desembarace certa de quatro dedos, e depois suba, sempre nessa proporção.

 

Prender molhado

 

Tem o costume de sair do banho e prender os fios? Essa atitude é extremamente prejudicial, e precisa ser eliminada da rotina. É horrível, porque seu cabelo fica encharcado de água e isso detona a fibra capilar. O correto é deixar secar o mais natural possível, evitando fazer fricções, e jamais prender antes de estar completamente seco para não forçar demais esse fio.

 

Usar o elástico errado

 

Tão ruim quanto prender os fios molhados é usar o elástico errado. Aquele que é desemcapado vem puxando os fios ao ser removido, e eles quebram mesmo. O melhor é usar uma borracha que tenha membrana de tecido em volta, para que escorregue com facilidade.

 

Mexer demais no cabelo

 

Ficar mexendo demais no fio deixa a fibra ainda mais prejudicada, e ela pode romper, além de deixar mais elétrico. Algumas pessoas têm mania de ficar enrolando ou puxando os fios, e isso só força a fibra a ter uma textura que ela não tem, gerando danos e quebra.

 

Não usar proteção térmica

 

Vai lançar mão da prancha ou o secador de cabelos? Então a ordem é investir em proteção. Chapinha detona demais por conta do calor, por isso deve ser usada com pouca frequência. Antes de utilizar qualquer ferramenta do tipo precisa passar uma proteção térmica, como silicone ou leave-in, que vai proteger seus fios e impedir que quebrem. Além disso, o secador não pode ficar a menos de 15 centímetros do cabelo, o correto é acima de 20.

 

Produtos com álcool em excesso

 

São muitos os produtos de texturizar os fios disponíveis no mercado, e eles realmente podem ajudar muito na hora de fazer um penteado mais elaborado. Apesar disso, precisam ser utilizados com cautela, porque também são responsáveis pelas madeixas quebradiças. Excesso de gel, sprays e outros produtos com álcool danificam muito, fragilizam a fibra e ela tem mais facilidade de romper.

 

Nunca soltar o cabelo

 

Você passa a maior parte do tempo com os seus cabelos presos? Então é hora de mudar. Tem gente que tem cabelo longo e passa o dia todo com ele preso ou trançado, isso geralmente rompe demais, porque retorce os fios e deixa em uma única posição por muitas horas. Evite ficar fazendo penteados todos os dias, desfiando ou até colocando apliques. Se você nunca usa natural é porque o corte está te incomodando, é como já ter o cabelo curto, então talvez o melhor seja mudar.

 

Não prender para malhar

 

Apesar de prender demais não ser indicado, na academia manter solto pode trazer mais dificuldades do que ajudar: quando você malha com eles soltos, acabam ficando mais embaraçados. O cabelo gruda no suor e tudo isso dificulta para desembaraçar depois, além de poder enroscar. Tudo isso pode formar muitos nós e você acabar quebrando quando for lavar.

 

às