Atitudes que favorecem o surgimento de estrias

As estrias são velhas conhecidas das mulheres, mas o que muitas não sabem é que pequenas atitudes no dia a dia podem ser os motivos por trás delas.

 

 ingerir muito açúcar

O açúcar, quando entra no nosso corpo, gera uma reação química chamada glicação; ele pega a fibra do colágeno e a deixa dura – e assim, ela fica mais fácil de quebrar. O colágeno normal de uma pessoa saudável é bem flexível; o colágeno glicado é duro e fica sujeito à quebra. E a estria é uma quebra desse colágeno. É como se fosse uma cicatriz: a pele rompeu, mas por baixo.

Doces, massas, pães, refrigerantes, tudo contém açúcar.

 

Não se cuidar durante o estirão da adolescência

 

O estirão é bem comum na adolescência, quando o crescimento se dá rapidamente e em pouco tempo. Contudo, se o açúcar for bem controlado, é possível que a pele não sofra tanto com isso.

 

Malhar demais e se esquecer da pele

 

Muitas vezes a pele não acompanha o crescimento da massa muscular.

 

Não hidratar a pele seca

 

A pele seca no corpo é mais sujeita ao problema, pois é menos resistente em função da maior propensão à desidratação.

 

A solução para isso é simples e vem em apenas uma palavra: hidratação. Sempre.

 

Não beber água

 

O tecido, quanto mais água tem, mais hidratado está. Ele fica mais flexível e mais difícil de se romper. Beba bastante água,  só traz benefícios para o corpo – nunca é demais.

 

Esquecer a pele durante a gestação

 

A gravidez requer mais cuidados. Não pode usar hidratante à base de uréia, nada mais forte; tem que ser indicado pelo médico mesmo, a princípio. Se não houver qualquer contraindicação, o hidratante habitual basta.

 

Não investir em antioxidantes

 

Vitamina c, frutas ricas em perfil antioxidante, como as vermelhas e cítricas, chá verde, guaraná e açaí são belos exemplos de alimentos que contêm a substância. Tanto o uso tópico como oral são aconselháveis.

 

Comer fast food

 

Os fast foods já geram tudo de ruim: já dão gordura, açúcar e peso – está aqui o seu combo estria.

 

Efeito sanfona

 

Além de fazer mal para o organismo em diversos aspectos, o efeito sanfona aumenta o número das marcas e a largura delas também.

 

Usar calça jeans apertada

 

Não dá tanta (estria) na região das pernas, dá mais na região do cinto, onde você aperta e força o tecido. Na região do botão é a parte que fica mais apertada. As rupturas ficarão mais concentradas nos flancos e nas partes embaixo do umbigo, principalmente com o uso de calças com cintura baixa.

 

Não cuidar enquanto a estria ainda está vermelha

 

Existem sim grandes possibilidades de se regredir totalmente o avanço da distensão da pele, enquanto as marcas estão vermelhas. Quanto mais tempo correr a partir daí, mais trabalhoso será depois.

 

Não passar protetor solar

 

A falta do protetor favorece o surgimento de estrias!

 

às