Boas maneiras dos filhos com os pais

Quando visitar os seus pais, não utilize aquela casa que já foi sua como se ainda fosse: não presuma que os pais lhe devem servir, não utilize nem pegue as coisas como se fossem suas, etc.

 

Não apenas fale do que lhe aconteceu, mas pergunte sobre os amigos, os interesses, as atividades dos seus pais.

 

Seja agradecido.

 

Jamais se fala mal da própria família como conversa social. Se pode desabafar sobre um problema com um amigo, o confessor ou com o médico, mas não se fala sistematicamente mal da esposa, da sogra, dos filhos, etc.

 

 

Durante a sua permanência na casa dos seus pais, faça programas que os divirtam também. Escolha filmes que os interesse.

 

Convide amigos deles que eles gostariam de convidar para a festa do neto, etc.

 

Jamais faça seus pais esperarem duas horas em pé no shopping, só para atender ao voluntarismo das crianças.

 

Reduza o passeio para atender a capacidade dos pais idosos. Eles não se cansam somente fisicamente mas a disposição mental também fica reduzida com a idade, por isso não os submeta a toda energia dos netos.

 

Não faça sua mãe passar a sua roupa nem fazer nenhum serviço pesado em sua casa. Isto é sua obrigação e não dela. Se ela quer lhe ajudar, arranje-lhe uma tarefa leve. Não abuse da sua mãe fazendo dela baby-sister ou faxineira.

 

Sempre que possível, incorpore os parentes na vida social de sua família: convide-os para as festas, eventos escolares, etc. Lembrem-se não só dos avós, mas das tias, dos primos.

 

Mantenha sempre contato com seus pais. De forma regular.

 

O tipo de relacionamento pai e filho dá margem a que algumas vezes os pais se metam demais na vida dos filhos como se tivessem o direito de determinar tudo na vida dos filhos adultos como quando eram crianças. Tenham paciência, escutem o conselho e se não servir sejam firmes na própria posição, mas evitando o atrito e uma separação ou agressão aos pais.

 

Com a idade os pais se tornam frágeis e vulneráveis. Assuma seu papel de cuidar dos pais idosos da melhor maneira possível. Não economize nem amor, nem recursos. Todo esforço será bem pago.

 

Sempre elogie e reafirme seus pais. Isso demonstra que você os admira.

 

às