Como agir e o que falar para uma gestante

Tem certeza que comer isso vai fazer bem para o bebê?

A grávida é uma mulher adulta e sabe o que deve fazer.

 

Quantos quilos você já engordou?

Muitas pessoas consideram essa pergunta bastante inocente. Mas pode ser um assunto delicado tanto para a grávida que engordou muito pouco quanto para a que engordou bem acima do esperado. Deixe essa preocupação para a grávida e seu médico.

 

Será que você vai aguentar? Parto normal dói muito!

O parto é o momento mais esperado e idealizado pelas famílias. Se a gestante escolhe ter o bebê pelo parto normal, é porque avaliou as opções e fez a melhor escolha para seu caso. Esse tipo de comentário só aumenta a ansiedade. Devemos respeitar as decisões das pessoas.

 

Que nome diferente

Tudo o que for escolha da grávida, do marido – e da família como um todo –, precisa ser respeitado. Muitas vezes, os nomes são escolhidos pelos seus significados e origens, então, é preciso entender a razão da escolha do nome antes de criticá-la ou fazer comentários sobre o assunto.

 

Aproveite para dormir agora

Nada de fazer terrorismo com a grávida, ainda mais se ela for de primeira viagem.

 

Doenças e tragédias

A grávida, no auge de sua felicidade e de sua sensibilidade, não precisa escutar histórias tristes. As pessoas deixam a grávida aflita, mais do que ela já pode estar já que a gravidez é um período de inseguranças também.

 

Mão na barriga

É a grávida ‘touchscreen’, todo mundo quer tocar na barriga, essa atitude é invasiva. O educado é perguntar à grávida se ela se importa antes de acariciar a barriga. É importante ressaltar que a gestante tem o direito de dizer que se importa e vetar o gesto.

 

Que grávida linda! Vou compartilhar a foto

Postar as fotos da evolução do tamanho da barriga nas redes sociais é normal e ajuda a manter amigos e parentes atualizados sobre o bebê. Mas não é bacana sair compartilhando uma foto que não é sua. Peça autorização. Mesmo que seja algo elogioso.

 

Que barriga enorme. Você tem estrias?

Ter ou não estrias depende muito da genética da gestante, a pele estica e acaba rompendo algumas fibras. Em alguns casos não tem como prevenir. No geral, as gestantes podem cuidar para evitar ou não agravar o problema. Mas não importa se a grávida cuida ou não da pele, esses comentários são deselegantes para qualquer pessoa.

às