Como comprar o jeans masculino ideal

 

Se você tem mais de uma dúzia de calças jeans em seu armário, mas só usa constantemente apenas umas três ou quatro, algo está errado com a maneira como está escolhendo seu denim, provavelmente você está prestando atenção às características erradas destas peças quando vai às compras.

 

Abaixo mostramos as características que podem influenciar a compra do seu jeans:

 

1 – fits

 

A primeira coisa que você deve saber sobre uma calça jeans é como são os caimentos mais típicos, conhecendo-os e sabendo quais favorecem seu corpo, você terá uma base melhor na hora de provar e comprar seu jeans.

 

 

Straight ou tradicional – o mais básico dos jeans e, justamente por isso, veste bem qualquer pessoa. Seu corte, nem muito justo, nem muito largo, respeita as linhas do corpo, a cintura fica na altura considerada perfeita, ou seja, não é alta como as calças dos anos 90, mas também não é baixa como uma skinny. É a compra mais garantida, desde que você não erre o tamanho.

 

Bootcut – tem um corte semelhante a straight mas a perna vai se alargando a partir do joelho, pois o modelo foi desenvolvido pensando-se em seu uso com botas, principalmente pelos cowboys. Infelizmente este detalhe também tem um agravante: não ajuda quem tem baixa estatura ou pernas muito grossas.

 

Loose fit – larga e confortável, fica devendo um pouco no quesito caimento, principalmente quando usadas por rappers que fazem questão de comprá-las um ou dois números maior. Os gordinhos ficam com cara de relaxados quando usam este modelo e, para ser franca, elas só vestem bem quem está com o corpo em dia. Eu evitaria!

 

Slim fit – não confunda com skinny! A slim fit é, na verdade, o modelo mais visto por aí e que muita gente vende como sendo a skinny, já que na realidade poucos homens gostam ou conseguem usar uma skinny original. Seu corte é mais ajustado ao corpo, destacando sua forma, o que já a exclui da lista de compras de quem está muito acima do peso ideal, já os magros podem usar a peça tranquilamente.

 

Skinny – fora do brasil ela é praticamente uma legging, mas por aqui o pessoal achou que o público não se acostumaria com a calça logo de cara e lançaram um modelo um pouquinho mais folgado, que desce justo na coxa e fica ainda mais justo na panturrilha. Este fit é um dos mais proibitivos, quem tem coxas grossas fica bizarro, quem tem as pernas muito finas também. Mais uma que eu evitaria!

 

 

2 – tons e lavagens

 

 

Hoje há uma infinidade de tons e lavagens, mas nem todo mundo pode se dar ao luxo de ficar bem em todas, então basta entender como essas características influenciam a maneira como seu corpo é visto e usar essa informação a seu favor. Conheça as principais:

 

Jeans escuro ou sem lavagem – é o jeans em seu estado bruto, tem um ar mais sério, sendo uma boa escolha para combinar com roupas sociais como camisas, blazers e casacos, além disso faz as pessoas parecerem mais magras, ilusão que favorece aqueles que tem pernas muito grossas ou estão acima do peso, mas também pode prejudicar quem tem pernas muito finas ou é extremamente magro.

 

Jeans de lavagem média – a cor não muito clara, nem muito escura deixa um leque de opções maior, mas pode prejudicar os gordinhos se tiver muitos rasgos, bigodes ou partes mais desgastadas. Use com cuidado!

 

Jeans claros – são os que expõem mais os defeitos, pernas grossas ou tortas, panturrilhas grandes, quadril largo, bumbum avantajado ou fora de forma, mas ajudam quem tem pernas finas, ganhando a preferência dos magros. Não são populares junto aqueles que não gostam de muito destaque na parte debaixo do look.

 

3 – efeitos e detalhes

 

Quanto mais efeitos, mais seu jeans chamará atenção, portanto, antes de comprar uma calça com bigodes de gato, rasgos, puídos, desgastes, amassados e dobras 3d, lembre-se que a peça ficará muito marcada na memória das pessoas e pesará muito no look, geralmente tirando a atenção dada a outras peças. Os efeitos também tornam o jeans mais informal, restringindo seu uso em determinadas ocasiões. O mesmo vale para etiquetas, tachas, spikes, patchs ou qualquer outra aplicação que o jeans receba.

 

O jeans resinado tem um efeito visual muito bacana, lembrando em alguns momentos o couro, mas seu uso é mais indicado para o inverno, no verão ele não respira da mesma maneira que o jeans comum, tornando-se abafado e quente.

 

Bolso volumoso ou com abas e botões alteram sua silhueta, o ideal é que se evite estes tipos, focando nos modelos mais simples.

às