Dicas básicas para aprender a combinar cores

Não é só quando precisam combinar peças coloridas, como as calças que viraram uma grande tendência para homens, mas sempre existe aquela dúvida sobre qual cor usar e como usar.

 

Pode reparar que são poucos homens que se arriscam em um look com cores fortes e contrastantes, todo mundo prefere ficar no básico e simples para não ter medo de errar.

 

Combinar cores não é tão difícil como parece.

 

Para ajudar, vamos a algumas dicas simples, lembrando que não existe certo ou errado e pode variar muito de peça para peça. Vou apenas deixar toques que podem te ajudar a filtrar e a combinar melhor seus looks coloridos.

 

Primeiro de tudo, cuidado com muitas cores fortes em um mesmo look:

 

Seu look pode ficar muito carregado e confuso, além de não ficar nada harmônico. Essa é a primeira regra, menos é mais (na verdade essa regra serve para tudo no mundo da moda).

 

No caso de peças coloridas, como as calças por exemplo, sempre escolha outras peças em tons mais neutros e simples. Branco, preto, cinza, azul marinho, bege e caqui são tons versáteis e muito fáceis de combinar. Você não fica simples, pois a cor já está valorizando o estilo na sua produção mas também não fica “montado” demais.

 

O mesmo funciona para o caso das camisetas, camisas ou jaquetas coloridas. Na parte de baixo, como a calça ou bermuda, não aposte em cores, o jeans azul é sempre o querido coringa. O jeans preto também está liberado, mas tome cuidado com outros tons, principalmente o branco.

 

Azul marinho e jeans são neutros, versáteis e refinados. Você não corre o risco de deixar o look carregado. Azul marinho e preto são os maiores aliados!

 

Camisas coloridas, seja uma cor lisa ou várias cores misturadas, ficam boas com uma base neutra. O jeans é aliado e nos pés um tom mais clássico como marrom ou preto.

 

Se quiser misturar peças de outras cores o único toque é para verificar sempre se o visual não está carregado demais, se não ficou pesado para quem olhar e se não ficou chamativo demais. Lembre-se da regra, menos é mais!

 

No caso de estampas e detalhes a cor precisa combinar com alguma outra peça ou detalhe da produção? Não necessariamente, apenas observe se tudo está bem combinado e se não há confronto de informações.

 

Por fim acabamos com uma regra muito simples, quando quiser usar cores mais fortes aposte nos tons neutros que são: azul marinho, preto, bege, branco e caqui. As chances de errar são muito menores!

 

E, para finalizar, sempre observe muito a produção (peça até mesmo para outras pessoas analisarem), se algo estiver fora ou “brigando” com outra cor deixe o visual mais clean e simples.

 

Uma peça colorida é o suficiente para modernizar sua produção sem exageros e com muito bom gosto!

às