Dicas de comportamento para você exercitar

Planejamento – planeje a sua semana, o seu dia, e até as próximas oito horas, porém não abra mão de sua liberdade de ação, criatividade e improviso, e acima de tudo não seja dependente de nada e de ninguém e tão pouco faça com que as pessoas sejam dependentes de você.

Se desligar – a cada duas horas de trabalho concentrado, dê uma pausa de dez a quinze minutos. Saia para se arejar, tomar uma água e aproveite para falar com pessoas sobre outros assuntos.

Ignore o ser responsável por tudo e por todos – principalmente quando se trata de fazer com que as pessoas estejam felizes todo o tempo. Claro que dentro do possível você pode até tentar, mas na maioria das vezes são as pessoas que não querem. (“a felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.” – thomas hardy – novelista e poeta inglês – 1840-1928).

Seja humilde – quando precisar de ajuda deixe de lado o orgulho e a vaidade, peça ajuda de quem você considera que tem bom senso e experiência.

Diga não sem se magoar – você não é obrigado a agradar todas as pessoas e tão pouco se sentir culpado achando que magoou uma ou outra pessoa. Saiba que um “não” bem colocado e no momento certo evita inúmeras e variadas situações.

Identifique quando uma situação é real ou imaginária – procure diferencia-los identificando-os rapidamente. Uma das maiores perdas de tempo e ocupação de nossa capacidade mental são perdidos com situações imaginárias ou adivinhações. Utilize o seu tempo e sua mente somente com os fatos e situações reais.

Valorize o seu dia a dia – descubra a satisfação e o prazer das coisas simples que a vida oferece como alimentar-se, passear na praça, ouvir as pessoas mais experientes, dormir algumas horas a mais, tomar três banhos ao dia, ler um bom livro, curtir a família e os amigos, porém manter o que foi conquistado na vida pessoal e profissional e ficar atento para novos desafios.

Harmonia no lar – nunca transporte qualquer situação ou dificuldades do seu dia a dia para o seu lar. Faça de sua casa uma espécie de refúgio de alegria, de confraternização e de satisfação em reencontrar todos os dias os seus entes queridos que adoram compartilhar com você o seu jeito de ser.

Aprecie o verde da natureza – visite a natureza, faça caminhadas e transpire com a umidade das arvores. Caminhe pela praia entre no mar, isso renova tanto emocional como fisicamente.

Flexibilidade – toda a rigidez de uma rocha, fica bem numa rocha e jamais nos seres humanos. Para os homens cabe a flexibilidade com firmeza.

Fale com Deus – aprenda a estar em sintonia com Ele. Independente do local que você esteja procure falar com ele.

às