Gafes no whatsapp que atrapalham a sua imagem profissional

 

  1. Mandar mensagens fora do horário do expediente

Nenhum empregador gosta que seu funcionário atrase suas tarefas por passar muito tempo conversando no whatsapp sobre assuntos pessoais. O contrário também deve valer: não é permitido assediar a equipe com cobranças via app no seu período de descanso. É claro que há exceções, sobretudo se for algo muito esporádico e o assunto for realmente urgente. Mas a facilidade para enviar mensagens não autoriza invasões.

 

  1. Trocar o “olho no olho” por balões de texto

Esta mesma orientação vale para whatsapp, e-mail ou qualquer outra ferramenta online: não abandone as interações presenciais em nome da (inegável) praticidade de se enviar mensagens por escrito.

 

Isso se aplica especialmente a conversas importantes, como feedbacks para a equipe ou negociações delicadas com clientes e fornecedores. Para todas as outras situações, prefira sempre o olho no olho. Só assim você terá recursos como tom de voz e linguagem corporal para aprofundar a conversa e evitar mal-entendidos.

 

  1. Mandar piadas, frases de autoajuda ou “desabafos” sobre política

Antes de enviar um conteúdo engraçado para colegas, chefes e subordinados pergunte a si mesmo se você compartilharia aquilo com eles presencialmente. Dependendo do tipo de humor, piadas podem soar inadequadas e até ofensivas. Correntes, frases “inspiradoras” e comentários inflamados sobre política também podem causar irritação.

 

Mensagens descontraídas ou alheias ao trabalho não são proibidas — mas é preciso avaliar se você realmente tem intimidade com o destinatário antes de apertar o botão “enviar”.

  1. Confundir destinatários

Com a pressa e a distração do dia a dia, não é difícil mandar mensagens para as pessoas erradas. É preciso ter atenção máxima antes de apertar o botão “enviar” — um cuidado que vale especialmente para quem participa de muitos grupos no whatsapp.

Em alguns casos, a confusão não traz grandes consequências. Em outros, o vexame pode manchar a sua imagem profissional por tempo indeterminado.

 

  1. Usar uma foto de perfil inadequada

A maioria das pessoas sabe que não deve usar uma foto pessoal tirada na praia como avatar no linkedin. Se você se comunica por whatsapp com outros profissionais ou clientes, não se esqueça de que o mesmo vale para o seu perfil no aplicativo.

 

Não precisa ser uma foto tão séria quanto a do linkedin: basta uma imagem neutra. Para preservar sua privacidade e evitar constrangimentos.

 

  1. Errar a mão nos emojis

Um dos recursos mais populares do whatsapp é o imenso acervo de carinhas e ícones divertidos que você pode adicionar às suas mensagens. Os “emoticons” são aceitáveis numa interação profissional, mas é melhor usá-los com parcimônia — até porque, em alguns casos, o tom da conversa exige sobriedade.

 

  1. Tropeçar no português

A redação de um e-mail costuma exigir mais tempo e concentração do que a produção de uma mensagem de whatsapp. Essa rapidez faz com que muitos usuários cometam erros de gramática e ortografia na comunicação pelo aplicativo, o que pode comprometer a sua imagem profissional.

A ferramenta de autocorreção pode parecer salvadora nesses momentos, mas também pode virar um problema. A palavra original pode ser substituída automaticamente por outra muito diferente, e gerar constrangimento dependendo da troca. A regra é a mesma que vale para e-mails: revisar atentamente todo e qualquer texto antes de enviá-lo.

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