Identifique quando os produtos de maquiagem estragam

Há quem guarde seus itens de maquiagem como um verdadeiro tesouro, mas ao contrário de joias e moedas de ouro, esses produtos têm prazo de validade. Ignorar esse limite pode causar desde pequenas irritações até problemas dermatológicos mais sérios. Quer evitar esses incômodos?

 

De olho no armazenamento

 

Itens de maquiagem costumam ser lindos e, por isso, dá vontade de exibi-los na penteadeira ou em uma linda prateleira no banheiro. Mais do que beleza, no entanto, é necessário pensar em um local que atenda a integridade dos produtos.

 

O correto é mantê-los em um local seco e não muito quente, o banheiro, por exemplo, não é o lugar ideal. Deixe sempre com a tampa para cima.

 

Leia os rótulos e conheça prazos

 

É cada dia mais comum encontrar e de maneira fácil a validade da maquiagem, mesmo as importadas.

 

Hoje em dia é raro ter um produto sem validade, mas quando não é possível encontrar, geralmente vêm com um desenho no pote aberto escrito 6m ou 12m, que seria a duração após aberto.

 

Perceba os sinais

 

Além das dicas acima, há sinais que indicam o fim do prazo de validade dos produtos. Vai depender de cada marca, mas o que todas vão ter em comum é a mudança de cor, fragrância ou textura. Os batons, quando estão estragados, apresentam um odor diferente de quando novos e alguns podem até derreter.

 

As sombras e blush mudam de cor, se desfazem com facilidade e perdem a fixação. Já as máscaras para cílios ficam com aquele aspecto bem ressecado, o pó fica esfarelado e a base muda o cheiro.

 

Agora que você já sabe como perceber quando algo está errado com seu make, cerque-se ainda mais de potenciais problemas: não empreste sua maquiagem. Não é correto emprestar maquiagem, pois se alguém tiver alguma infecção de pele, irá transmitir para o outro.

às