Imprima esse post .
Segredos da Cozinha

Creme de leite talhado: como salvá-lo com truques simples

Creme de leite é um daqueles ingredientes que faz a diferença nas receitas como strogonoff e molho branco! Mas quem nunca passou pelo drama de ver o creme de leite talhando na panela que estava no fogo? Ou enquanto fazia um creme? Pois é: não se desespere, pois isso tem salvação.

 

Adicionar o creme de leite em uma mistura que está fervendo não quer dizer necessariamente que ele irá talhar. A responsável por isso é a combinação do creme de leite com algum ingrediente ácido. Por exemplo: se você misturar creme de leite e um molho de tomate, é bem provável que ele vá talhar. Dessa forma, a dica é acrescentar o creme só depois que apagar o fogo mesmo.

 

Creme de leite no fogo

Tudo bem, vai: você seguiu a recomendação de apagar o fogo antes de adicionar o creme de leite, mas ainda assim não deu certo. Mas calma que nem tudo está perdido! Se ainda assim talhar, basta dissolver 1 colher (sopa) de maisena em 1/4 xícara (chá) de leite ou água e, em seguida, adicionar à panela. Aí é só retornar a panela ao fogo baixo e ir misturando tudo delicadamente até a mistura ficar cremosa.

 

Creme de leite batido

Se o creme de leite fresco talhar quando batido para formar cremes como o chantili, basta salvá-lo com… mais creme de leite fresco! Coloque 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco em outro recipiente e, com o auxílio de um fouet, vá batendo à mão até obter uma mistura com textura de chantili.

 

Em seguida, é só ir adicionando, colher por colher, o creme de leite fresco talhado ao creme de leite fresco que você acabou de bater com o fouet. Vá acrescentando aos poucos e misturando bem até o seu creme voltar ao normal e chegar à textura desejada. Bem simples, né?

 

Creme de leite caseiro

Você mesmo vai fazer seu creme de leite? E ele desandou? Não precisa fazer tudo do zero, não! Basta colocar o creme de leite dentro do liquidificador e bater até voltar à sua textura original.

 

Creme de leite talhado x creme de leite estragado

O creme de leite, ao talhar, fica com uma consistência granulada e gordurosa. Porém o creme de leite azedo, estragado, tem alterações não só na aparência como também no sabor, o que indica que não está próprio para consumo. Aí, maisena, creme de leite fresco nem liquidificador dão conta de salvá-lo! O mais indicado é descartá-lo.

 

 

 


Veja Mais:

15 / 05 / 2018 - Looks perfeitos para quando você acordar atrasada

11 / 05 / 2018 - Segredos da Cozinha

10 / 05 / 2018 - Cores da moda masculina: os tons da vez

08 / 05 / 2018 - Tendências do outono inverno 2018

04 / 05 / 2018 - Segredos da Cozinha

03 / 05 / 2018 - Camisa aberta ou fechada?

02 / 05 / 2018 - Dicas para lidar com a traição nas redes sociais

01 / 05 / 2018 - Bota vermelha: aprenda a fazer looks com o calçado do inverno

27 / 04 / 2018 - Segredos da Cozinha

26 / 04 / 2018 - Tendências masculinas outono 2018

Deixe seu comentário





(*)campos obrigatórios.

Publicidade Externa Google