NOTÍCIAS / BRASIL

Mais de dois milhões de trabalhadores não sacaram abono do PIS/Pasep

Prazo termina no dia 28 de junho. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Termina no dia 28 de junho o prazo para o saque do abono salarial do PIS/Pasep 2018/2019 (ano-calendário 2017). Segundo o Governo Federal, dois milhões de trabalhadores brasileiros com direito ao benefício ainda não sacaram o dinheiro nos bancos. Quem não tiver feito o saque perderá o direito ao benefício.

Podem sacar o abono do PIS nas agências da Caixa Econômica Federal,  os empregados da iniciativa privada. Os servidores públicos e empregados de estatais devem fazer a retirada em qualquer agência do Banco do Brasil.

Tem direito ao abono salarial quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2017 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, é preciso que os dados do trabalhador tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Quem esteve empregado por todo o ano recebe o equivalente a um salário mínimo (R$ 998); quem trabalhou por apenas 30 dias pode sacar o valor mínimo, que é de R$ 84 – o equivalente a 1/12 do salário mínimo.

Leia também

às