NOTÍCIAS / BRASIL

Brasil tem 2 novos casos suspeitos de coronavírus

Ministério da Saúde elevou classificação de risco de "perigo iminente". Foto: reprodução/twitter

Mais dois casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. As novas suspeitas são de pacientes internados em São Leopoldo (RS) e outro em Curitiba (PR). Na manhã desta terça-feira (28), a pasta já havia informado que está aguardando os resultados dos exames para confirmar ou descartar a infecção em uma estudante de 22 anos em Belo Horizonte (MG) que passou por Wuhan, na China, foco da epidemia.

O paciente do Rio Grande do Sul é chinês, não teve o sexo divulgado, e chegou ao país para visitar parentes em São Leopoldo, no dia 24. Sobre o paciente de Curitiba (PR), não há informações sobre sexo ou nacionalidade.

De acordo com a pasta, os pacientes se enquadram nas definições estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, apresentarem sintomas, como febre, tosse e dificuldade de respirar, e viajaram para área de transmissão local nos últimos 14 dias. Eles serão monitorados e ficarão isolados até que os resultados dos exames sejam divulgados, o que deve acontecer até o final da semana.

Com esses novos casos em investigação, o ministério elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa “perigo iminente”. Se os casos se confirmarem, o Brasil passará ao estágio de emergência em Saúde Pública, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O novo coronavírus já infectou mais de 5,5 mil pessoas, das quais 131 morreram. Além da China, 14 países confirmaram infecções pela doença.

Leia também

às