NOTÍCIAS / BRASIL

Estudo indica que crianças brasileiras estão mais altas e mais obesas

Estudo indica que crianças brasileiras estão mais altas e mais obesas. Foto: reprodução/Conselho Federal de Nutricionistas

Um estudo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Faculdade Universitária de Londres, identificou que as crianças do Brasil estão mais altas e mais obesas. A pesquisa foi feita com mais de 5 milhões de crianças, de 3 a 10 anos de idade, entre 2001 e 2014.

Os resultados indicam que houve crescimento de 1 centímetro na trajetória da altura infantil nessa faixa etária, e um aumento de 600 gramas no Índice de Massa Corporal (IMC). Segundo o estudo, novos padrões na dieta, com destaque para os ultraprocessados, e o aumento do comportamento sedentário, contribuem para um cenário de preocupação. Os dados ainda apontam que as crianças pobres são as mais afetadas pela baixa qualidade da dieta.

A equipe da Fiocruz utilizou o banco de dados formado pela vinculação de três sistemas administrativos nacionais: o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc) e o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

De acordo com a instituição, os dados são importantes para a tomada de decisão nas ações do poder público na atenção à infância.

Leia também

às