NOTÍCIAS / BRASIL

Inmet emite alerta para perigo de chuvas intensas em quase todo país

Inmet alerta para chuvas intensas no país. Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (18), quatro alertas que indicam chuvas fortes para quase todos os estados do Brasil. Os avisos valem até as 10h da terça-feira (19).

Dos quatro avisos, dois são laranjas, que sinalizam “perigo”, locais em que o volume total de chuva pode chegar a 100mm em 24 horas, com ventos de até 100km/h. Um deles compreende o Amapá, Pará, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Ceará, Mato Grosso e Rondônia. A outra região sinalizada com laranja, por sua vez, compreende o oeste da região Sul do país, atingindo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os dois outros alertas do Inmet são amarelos, que indicam “perigo potencial”, ou seja, áreas nas quais o volume total de chuva pode chegar a 50mm em 24 horas, com ventos de até 60km/h. São 22 estados nessa situação, além do Distrito Federal. Estão em áreas de perigo potencial: Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Em caso de rajadas de vento, o instituto alerta para:
• Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
• Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
• Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

O país atravessa uma onda de calor que deve durar até o dia 20 de março. Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem apresentar temperaturas 5ºC acima da média do período. Outras regiões, como o Norte e o Nordeste, podem apresentar temperaturas entre 3ºC a 5ºC acima da média. O aviso diz que pode haver “risco à saúde”, por causa da temperatura acima da média por período maior do que 5 dias.

 

Leia também

às