NOTÍCIAS / BRASIL

Juntas Militares realizam inscrições para serviço militar obrigatório

As tropas atuarão de forma cooperativa com as demais agências e órgãos de segurança pública. Foto: Reprodução

As inscrições para o alistamento militar obrigatório das Forças Armadas estão abertas para homens que completam 18 anos até o dia 31 de dezembro de 2021. O público-alvo tem até o dia 30 de junho para realizar o procedimento. Além da possibilidade de atendimento presencial nas Juntas Militares de todo o país, o serviço pode ser realizado pelo site alistamento.eb.mil.br ou pelo aplicativo do Exército brasileiro, assegurando as medidas de prevenção à Covid-19.

Quem não tiver acesso à internet deve procurar a Junta Militar mais próxima, das 8h30 às 17h. É necessário apresentar os originais da Certidão de Nascimento, CPF, identidade e comprovante de residência (contas de água ou luz) com endereço do município, em nome dos pais ou avós, atualizados.

Quem nasceu do ano de 2002 ou antes e ainda não se alistou deverá pagar uma multa para regularizar a situação. Nesse caso, o cidadão deve entrar em contato com o órgão.

A Junta Militar ressalta que estar em dia com a documentação é fundamental para que o cidadão não tenha dificuldades ao buscar outros serviços, como a solicitação de passaportes. O não cumprimento das obrigações militares também impede de assumir cargos públicos, mesmo se aprovado em concursos e em matrículas no Ensino Superior, entre outros.

Leia também

às