NOTÍCIAS / BRASIL

Mentira: H1N1 não matou mais que coronavírus quando chegou ao Brasil

Mentira que início do surto de H1N1 no Brasil, em 2009, matou mais que o do novo coronavírus. Foto: reprodução

As mensagens que circulam nas redes sociais e grupos de whatsapp afirmando que a H1N1  matou mais que o novo coronavírus, comparado a chegada das duas doenças ao Brasil, é FAKE. Uma das publicações chega a afirmar que a ‘mídia esquerdista manipula a sua vida’. Para tentar justificar os números, as postagens mentirosas se utilizam de uma suposta estatística que compara duas mortes de agora, relacionadas ao covid-19, com duas mil mortes daquela época, por conta do H1N1.

Na verdade, os dados usados na FAKE NEWS se referem ao período total da epidemia de gripe suína no Brasil, que registrou 59.867  infectados, com 2.173 mortos, entre 2009 a 2010, ou seja, quase dois anos em que a doença já estava instalada no país. Comparar esses números com o início da pandemia de covid-19, que nem tem um mês de registros, mostra que a informação não pode ser levada em consideração.

A mesma mensagem mentirosa compara a taxa de letalidade entre as duas doenças como algo absoluto neste momento. Isso também não pode ser levado a sério. Até agora, o que se sabe, de VERDADE, e divulgado pela OMS, é que a taxa de letalidade ainda está mudando (hoje, ela está entre 2% e 3%, no caso do novo coronavírus). Já de H1N1 é, em média, bem abaixo disso, de acordo com o próprio Ministério da Saúde.

Leia também

às