NOTÍCIAS / BRASIL

Morre Eva Wilma, aos 87 anos

Eva Wilma morreu na noite deste sábado. Foto: Reprodução

A atriz Eva Wilma morreu na noite deste sábado (15) aos 87 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, vítima de um câncer no ovário que, disseminado, levou a uma insuficiência respiratória. A artista estava internada desde o dia 15 de abril, inicialmente para tratar problemas cardíacos e renais.

Eva Wilma foi uma das atrizes mais famosas do Brasil e marcou o início da televisão brasileira. Nascida em 1933, em São Paulo, Eva Wilma Riefle Buckup Zarattini era bailarina e começou na TV em 1953, na extinta Tupi.

Após o fechamento da TV Tupi, foi contratada pela Rede Globo, estreando na novela Plumas e Paetês, de 1980. Lá continuou a fazer história, somando ao currículo personagens como as gêmeas Ruth e Raquel na primeira versão de ‘Mulheres de Areia’, e a ácida Maria Altiva Pedreira de Mendonça e Albuquerque na novela ‘A Indomada’ — papel no qual eternizou o bordão “oxente, my God”. Seu último trabalho na emissora foi em ‘O Tempo Não Para’.

De 1955 a 1976, Eva foi casada com o ator John Herbert, com quem teve dois filhos: Vivien Riefle Buckup e John Herbert Riefle Buckup. O segundo casamento foi com o ator e diretor Carlos Zara e durou 23 anos.

Além dos filhos, a artista deixa cinco netos. Em 2020, Eva Wilma celebrou 70 anos de carreira.

Leia também

às