NOTÍCIAS / BRASIL

Petrobras suspende férias de alguns funcionários para enfrentar greve

Trabalhadores se reúnem em frente à sede da empresa no Centro do Rio. Foto: Federação Única dos Petroleiros/Divulgação/CP

A Petrobras vai suspender as férias de alguns funcionários de áreas operacionais para fazer frente à greve dos petroleiros, que nesta segunda-feira (17), completa 17 dias. Empregados com férias marcadas para a primeira quinzena de março que atuam na exploração e produção de petróleo e gás natural, em refinarias, unidades de tratamento de gás, termelétricas e no administrativo de apoio a essas atividades serão afetados.

De acordo com comunicado interno da Petrobras, a direção informou que “avaliará as posições críticas em que a suspensão se faz necessária e comunicará a cada empregado”. A empresa responsabiliza a suspensão das férias aos sindicatos que lideram a paralisação.

A greve é liderada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), que protesta, principalmente, contra a demissão de pelo menos 396 empregados da Araucária Nitrogenados (Ansa), no Paraná. A entidade sindical alega também que a direção da estatal não cumpriu alguns pontos do acordo coletivo.

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), exigiu que 90% dos manifestantes voltassem ao trabalho para garantir o suprimento e a segurança das operações. De acordo com a FUP, 64% dos petroleiros de áreas operacionais da empresa foram mobilizados na greve, em 13 estados do país.

Leia também

às