NOTÍCIAS / BRASIL

Urgente: Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil

Urgente: Ministério da Saúde confirma 1ª morte por varíola dos macacos no Brasil. Foto: divulgação/OMS

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. A vítima é um paciente homem, que não teve a identidade revelada, morador de Uberlândia, em Minas Gerais. A pasta declarou surto nacional. O país tem até agora, 1.066 casos confirmados da doença.

Esse é o primeiro óbito pela doença fora do continente africano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de janeiro até o dia 22 de julho deste ano, cinco mortes foram registradas no mundo por varíola dos macacos: três vítimas na Nigéria e duas na República Centro-Africana.

Em decorrência do alto número de diagnósticos, o Governo Federal inaugurou nesta sexta-feira (29) o Centro de Operação de Emergências (COE) para monitorar a varíola dos macacos. O principal objetivo da iniciativa é acompanhar a situação epidemiológica e elaborar um plano de vacinação contra a doença no país.

A contaminação da varíola dos macacos acontece por meio objetos usados pelo doente, como copos e roupas de cama; relação sexual; gotículas respiratórias; e contato com os fluidos que saem das bolhas que aparecem na pele.

Leia também

às