NOTÍCIAS / BRASIL

Velório é suspenso para realização de exame de covid-19 em corpo

Velório interrompido no Piauí para que corpo fosse submetido à exame de covid-19. Foto: reprodução

Na cidade de Barras, no Piauí, o velório de Genival dos Santos, de 53 anos, foi interrompido após a Secretaria Municipal de Saúde determinar que uma equipe de enfermeiros fosse até o local para coletar amostras do morto para exame de covid-19.

Parentes ficaram revoltados com o que consideraram uma falta de respeito. Eles questionam porque o exame não havia sido feito enquanto a vítima estava internada no Hospital Regional Leônidas Melo, onde o paciente foi internado no sábado (16) e veio a falecer depois com hiperglicemia. Por causa do coleta de amostra, o sepultamento aconteceu apenas duas horas depois do previsto. O tempo de exposição do corpo ficou muito acima do recomendado pelas autoridades sanitárias.

A prefeitura explicou que o exame não foi feito no hospital porque a equipe médica não observou sintomas do novo coronavírus no paciente. Mas, como ele era diabético, e essa é uma das doenças que podem provocar a morte repentina de pacientes com covid-19, um teste foi solicitado para que não houvesse nenhuma dúvida sobre o caso.

Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí, o resultado do exame saiu nesta terça-feira (19) e deu negativo para a contaminação pelo coronavírus no corpo de Genival dos Santos.

Leia também

às