NOTÍCIAS / ELEIçõES 2022

Eleições 2022: BTG/FSB divulga pesquisa para presidência da República

Eleições 2022: BTG/FSB divulga pesquisa para presidência da República. Foto: reprodução/TSE

Eleições 2022. O Instituto FSB divulgou na manhã desta segunda-feira (25) uma nova pesquisa com os números à corrida presidencial de outubro encomendada pelo Banco BTG Pactual. O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, lidera a intenção de votos dos pesquisados e tem 44%. Em segundo lugar aparece o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, com 31%. O ex-ministro Ciros Gomes, candidato do PDT, está em terceiro, com 9% das intenções de voto.

A senadora Simone Tebet (MDB) tem 2%. O mesmo do deputado federal André Janones (Avante). O empresário Pablo Marçal (Pros), está com 1%. O cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo), o ex-deputado José Maria Eymael (DC), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não chegaram a pontuar mais que 1%.

5% dos entrevistados preferiram não opinar na pesquisa. 2% declararam voto branco ou nulo. 3% não responderam.

Essa pesquisa do Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 22 e 24 de julho. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. A pesquisa foi registrada no TSE.

A pesquisa BTG/FSB também indicou uma ampliação da vantagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) entre os evangélicos. Na comparação com o último levantamento, divulgado no dia 11 de julho, o chefe do Executivo subiu quatro pontos percentuais ( de 42% para 46%) na preferência dos eleitores dessa parcela da população.

As intenções de voto de Jair Bolsonaro também aumentou entre os idosos e pessoas com ensino superior completo. Na análise entre os eleitores com 60 anos ou mais, o atual presidente subiu de 28% para 30% da preferência. Entre os votantes com ensino superior, Bolsonaro saiu de 34% e alcançou 36% nesta segunda.

 

 

Leia também

às