NOTÍCIAS / ELEIçõES 2022

Lula é eleito presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que governou o país de 2003 a 2010, foi eleito neste domingo (30). Foto: Reprodução/Instagram

A partir do dia 1º de janeiro de 2023 o Brasil terá um novo presidente. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de 77 anos, foi eleito com 50,90% dos votos o 39º presidente da República neste domingo (30) ao vencer no segundo turno Jair Messias Bolsonaro (PL). O militar é o primeiro presidente não reeleito. O petista vai para um terceiro mandato inédito na história do país.

Lula e Bolsonaro protagonizaram a primeira eleição da história do Brasil disputada por dois políticos que já comandaram o país. A disputa foi a diferença mais apertada desde a redemocratização. Isso porque Bolsonaro teve 49,10% dos votos com 100% das urnas apuradas. A diferença entre os dois foi de 1,8%.

Quase 12 anos após encerrar o governo e três depois de sair da prisão, onde passou 580 dias, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente da República pela terceira vez. O resultado confirmou o favoritismo do petista apontado na maioria das pesquisas de intenção de voto.

No primeiro pronunciamento após ser eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a vitória sobre o adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), ressaltou a própria trajetória, e disse que o compromisso mais urgente do seu governo será o combate à fome.

Lula e Janja subiram ao palco visivelmente emocionados. Nas primeiras palavras, agradeceu a Deus e às senadoras Simone Tebet (MDB-MS) e Eliziane Gama (Cidadania-MA). As duas embarcaram na campanha no segundo turno e foram peças-chave entre conservadores e evangélicos.

“Eu me considero um cidadão que teve um processo de ressureição na política brasileira, porque tentaram me enterrar vivo, e eu estou aqui para governar esse país. A partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somo um único país, um único povo, uma grande nação”, declarou.

 

 

Leia também

às