NOTÍCIAS / ELEIçõES 2022

Pesquisa XP/Ipespe mostra intenção de voto para presidente

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro Ciro Gomes. Foto: Reprodução

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira (25) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 35%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 9%. Ele é seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), com 4%; o deputado federal André Janones (Avante), com 2%; o empresário Pablo Marçal (Pros); e o cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo), ambos com 1%. A sindicalista Vera Lucia (PSTU), a professora Sofia Manzano (PCB), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) e o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP) foram citados, mas não chegaram a 1%.

Brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos candidatos somam 4%. Não sabem/não responderam representam 2% dos entrevistados. As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro.

Foram ouvidas 2.000 pessoas, de 16 anos ou mais, por telefone entre os dias 20 e 22 de julho. A pesquisa, encomendada pela XP Investimentos, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08220/2022. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%.

Leia também

às