NOTÍCIAS / ESPORTE

Esporte 93 – edição 17 de janeiro

Vôlei: Sesc-Flamengo larga na frente pela Superliga. Foto: Arte/Rádio 93FM

Campeonato Carioca começa nesta quarta-feira
A bola vai começar a rolar nesta quarta-feira (17) para a edição 2024 do Campeonato Carioca. Portuguesa e Bangu jogarão a partir das 16h30, no gramado do luso-brasileiro. Neste ano, o Campeonato Carioca vai viajar pelo Brasil, com jogos fora do Rio de Janeiro. Até aqui, são cinco partidas em outros estados.

Botafogo e Madureira estreiam nesta quarta-feira no Campeonato Carioca 
Os dois times se enfrentam nesta quarta-feira (17), às 19h, no Estádio Nilton Santos. O elenco passou por uma reformulação considerável após o fim da temporada anterior. Dos seis reforços anunciados, somente três estão regularizados e tem chance de entrar em campo nesta quarta.

Madureira como vai para a partida com elenco reformulado
O Madureira estreia no Carioca com um elenco bem reformulado. Só em 2024 o clube anunciou 13 reforços durante a preparação para a estreia no Estadual.

Nesta quarta também tem estreia de Flamengo e Audax
A estreia no Campeonato Carioca acontece nesta quarta-feira (17), às 21h30 (de Brasília), na Arena da Amazônia. O adversário é o Audax-RJ. Ainda sem reforços à disposição, Tite manterá a base do time que encerrou o Campeonato Brasileiro. Varela ganhou a briga pela lateral direita e iniciará a partida. Léo Pereira entra no lugar de Pablo.

No Audax, jogador está de volta
Com só quatro remanescentes do time do ano passado, o Audax versão 2024 tem o meia Jackson Caucaia, ex-Vasco, como a figura mais conhecida. Além disso, o atacante Clisman, que jogou pela equipe na última temporada, volta ao time para sua segunda passagem.

Fluminense acerta contratação de ex-jogador do Botafogo
Gabriel Pires será o quarto reforço do Fluminense para 2024. O meia de 30 anos conseguiu a rescisão de contrato com o Benfica e tem caminho livre para assinar com o Tricolor. Ele está no Rio e aguarda a chegada dos documentos de Portugal para assinar por três anos.

Vasco afirma que atleta da base do remo foi confundido com infrator pela polícia

Um jovem atleta da base do remo do Vasco foi apreendido enquanto voltava do treino na última segunda-feira (15) em um ônibus da linha 472 a caminho de Benfica, Zona Norte do Rio. O adolescente negro havia sido detido por policiais militares e conduzido para a delegacia, onde foi registrado boletim de ocorrência por crime análogo a furto de celular. A PM informou que o comando do 5° BPM (Praça da Harmonia) instaurou um procedimento apuratório para analisar a conduta dos policiais. A corporação ressaltou que não compactua com quaisquer desvios ou qualquer tipo de ato discriminatório cometido por policiais militares.

Segundo o Vasco, o jovem foi fichado como “adolescente infrator”. O clube afirmou que acionou o departamento jurídico para representar o atleta e buscar “indispensável reparação da injustiça praticada”. “O fato do jovem ter se apresentado como atleta do Vasco da Gama e mostrado documento do clube foi desconsiderado. A autoridade policial não fez contato com o Vasco da Gama”, informou o clube em nota divulgada. Por meio de assessoria de imprensa, a Polícia Militar afirmou que abordou todos os jovens com cabelo descolorido do veículo a partir do relato das vítimas de furto de celular. O adolescente foi solto na terça-feira (16). O Vasco da Gama classificou o caso como “gravíssimo” e “não permitirá que o nome de seu atleta seja maculado e está dando todo o apoio a sua família”, concluiu.

Durante as férias, o jovem está treinando na parte da manhã. Durante a tarde, informou a mãe, ele foi pedalar e tomar açaí no bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio, onde embarcou no 472. “Sentou, como eu sempre oriento, perto do motorista e sempre com o uniforme, para protegê-lo desse tipo de abordagem. Ele sempre foi orientado porque a gente vem de uma família preta”, contou a mãe. Os suspeitos de cometerem o furto, embarcaram na Central e foram para o fundo do veículo.

“Os policiais entraram e mandaram quem tivesse com cabelo descolorido ou branco que fosse para a parte de trás do ônibus. Ele foi, abriu mochila, foi revistado. Perguntaram cadê o celular. Ele explicou que era inocente, foi retirado do veículo, colocado do lado de fora. Ficou horas nessa situação e não pode manter nenhum contato comigo. Só conseguiu me acionar 00h02”, denunciou a responsável.

O vice-presidente do Vasco, Carlos Roberto Osório, afirmou que existe uma anotação criminal contra o atleta como adolescente infrator por conta da ocorrência. Na tarde desta quarta-feira ele estava competindo pelo clube. “Hoje os advogados do Vasco estarão na DP para liberar o nome dele”, afirmou. “Só porque ele é preto e está com cabelo descolorido foi detido”, acrescentou cobrando mudanças nos protocolos das autoridades policiais.

A Polícia Militar disse que na noite de segunda-feira (15), policiais militares do 5° BPM (Praça da Harmonia) foram acionados na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio, por duas vítimas de furto que afirmaram que os suspeitos estavam no ônibus. Segundo a PM, quatro adolescentes foram abordados. “Com o grupo, os agentes localizaram dois aparelhos de telefone celular”, diz em nota.

A nota contradiz, no entanto, uma publicação feita pela própria Secretaria de Polícia Militar em uma rede social. Na postagem, a PM afirma que deteve seis jovens no ônibus. “Policiais do #5BPM detiveram seis jovens na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, por terem roubado passageiros de um ônibus que faz a linha 472. Durante a ação, dois aparelhos telefônicos foram recuperados. O caso foi encaminhado à 4ª DP”, afirma a publicação da PM.

Ainda segundo a PM, os telefones foram devolvidos às vítimas que procuraram a guarnição. Após a solicitação dos militares para que as vítimas do furto acompanhassem a equipe até a delegacia, uma delas informou aos agentes que não gostaria de formalizar a denúncia sob a justificativa de que morava na mesma comunidade que os suspeitos. Já a outra vítima acompanhou a equipe até a unidade policial, onde não reconheceu os envolvidos como autores do furto. Os adolescentes foram conduzidos à 4ª DP (Praça da República), onde o fato foi registrado e posteriormente, todos foram liberados.

Tenista brasileira que avança no Aberto da Austrália

Bia Haddad, atual número 12 do mundo, triunfou mais uma vez no Aberto da Austrália nesta quarta-feira (17). Cabeça de chave número 10 do Grand Slam de Melbourne, a brasileira de 27 anos venceu por 2 sets a 0 a russa Alina Korneeva, parciais de 6/1 e 6/2 em pouco mais de 1h de jogo. É a primeira vez que Bia alcança a terceira rodada do Aberto da Austrália. A vitória garantiu à brasileira uma premiação de 255 mil dólares australianos (cerca de R$ 828 mil na cotação atual).

Leia também

às