NOTÍCIAS / GIRO CRISTãO

Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional do Cristão

Deputada Soraya Manato, autora do projeto. Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (12) um projeto de lei que cria o Dia Nacional do Cristão, a ser celebrado todo primeiro domingo do mês de junho. O projeto é da deputada Soraya Manato (PTB-ES), integrante da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso, com outros quatro deputados.

O texto segue para apreciação do Senado. A tramitação do projeto em regime de urgência havia sido aprovada na quarta-feira (11).

A deputada ressalta que o último Censo realizado pelo IBGE apontou que 87% da população brasileira é cristã, “reunidos em igrejas de diversas denominações”, e que, por isso, o projeto atende ao critério de alta significação previsto em lei de 2010. A norma afirma que “a instituição de datas comemorativas que vigorem no território nacional obedecerá ao critério da alta significação para os diferentes segmentos profissionais, políticos, religiosos, culturais e étnicos que compõem a sociedade”.

O mês de junho foi escolhido por, segundo a deputada, ser a data de quatro concílios: um de Nicéia, realizado no ano de 325, dois de Constantinopla, ocorridos nos anos de 381 e 553, e um de Éfeso, no ano de 431.

Leia também

às