NOTÍCIAS / MUNDO

Austrália registra incêndios em vários estados

Temperaturas dispararam ao longo do país, atingindo 47 graus. Foto: Reprodução/Internet

Quase 100 mil pessoas foram obrigadas a abandoar cinco localidades próximas a Melbourne nesta segunda-feira (30), enquanto a onda de incêndios continua devastando a Austrália. As autoridades declararam estado de emergência na segunda maior cidade do país.

Em Bundoora, a 16 quilômetros do centro da cidade e sede das duas principais universidades da Austrália, o fogo “ameaça casas e vidas”, anunciou o serviço de emergência do estado de Victoria.
Canais locais exibem imagens de bombeiros sobrevoando bairros residenciais e de famílias molhando suas casas com a esperança de impedir o avanço das chamas. Esta é a mais recente declaração de emergência na Austrália na atual – e devastadora – temporada de incêndios, agravada por uma seca prolongada e pela mudança climática.

No estado de Nova Gales do Sul, um bombeiro voluntário morreu e dois sofreram queimaduras durante os combates às chamas ao sudoeste de Sydney. Desde o início dos incêndios, 11 pessoas morreram, mais de mil casas foram destruídas e mais de três milhões de hectares (área maior que o território da Bélgica) foram devastados.

As condições pioraram com fortes ventos e as temperaturas dispararam ao longo do país, atingindo 47 graus em alguns estados da região oeste e 40 em todos os estados, inclusive no estado insular da Tasmânia.

Leia também

às