NOTÍCIAS / MUNDO

Ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera morre em acidente de helicóptero

O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu em um acidente de helicóptero na tarde desta terça-feira (06), segundo o Ministério do Interior do governo chileno. O acidente aconteceu na cidade de Lago Ranco, na região central do Chile. As condições meteorológicas da região eram ruins na hora do acidente, com muita chuva e ventos fortes.

O ex-presidente estava pilotando o helicóptero e levava outras três pessoas, entre elas uma irmã dele. Os quatro estavam voltando de uma visita a um amigo de Piñera, José Cox.

A aeronave caiu em um lago. Três pessoas foram encontradas com vida pelas equipes de emergência. Duas delas conseguiram nadar até a margem, e a terceira foi resgatada na água por um barco. Quando os socorristas chegaram, a aeronave já estava submersa nas águas do lago. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

Piñera não conseguiu tirar o cinto de segurança para sair da aeronave, que teria perdido sustentação e caído minutos depois da decolagem. O corpo dele foi resgatado da água e levado por uma lancha até a margem. As causas do acidente serão investigadas. Até o momento, a identidade dos demais ocupantes não foi confirmada.

O governo do Chile declarou três dias de luto oficial e afirmou que a cerimônia de velório, na sexta-feira (09), terá as honrarias oficiais. Sebastián Piñera era um empresário bilionário e foi presidente do Chile de 2010 a 2014 e de 2018 a 2022.

Líderes mundiais, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lamentaram a morte do ex-presidente, destacando seus feitos à frente do Chile.

Leia também

às