NOTÍCIAS / MUNDO

Facebook, Instagram e WhatsApp saem do ar e apresentam instabilidade

Facebook, Whatsapp e Instagram são do mesmo grupo. Foto: Reprodução/Internet

WhatsApp, Facebook e Instagram estão fora do ar na tarde desta segunda-feira (4). Internautas em todo o mundo relatam dificuldade para acessar os três serviços – todos eles pertencem ao Facebook.

A empresa assumiu que o problema é global e, por volta das 13h30, afirmou que ainda investigava o que causou a falha, para poder solucioná-la. A principal hipótese e que se trate de um erro de DNS, que é como um GPS ou “agenda de contatos” responsável por levar os internautas às páginas.

Antes de Mark Zuckerberg, o primeiro executivo da empresa a se pronunciar foi Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.

“Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”, disse.

De acordo com o site Downdetector, que monitora reclamações sobre serviços da internet, mais de 52 mil queixas sobre o aplicativo de mensagens foram registradas no começo da tarde desta segunda. Para o Instagram, eram cerca de 15 mil e, para o Facebook, cerca de 7 mil. O Facebook Messenger, outro aplicativo de mensagens do Facebook, também foi alvo de reclamações no Downdetector.

 

Veja alternativas para se comunicar até a volta dos App’s.

SMS:
Principal ferramenta de troca de mensagens da era pré-WhatsApp, o SMS ainda tem o seu lugar hoje em dia. Ele não depende de conexão com a internet, somente do sinal do celular (que não precisa estar conectado à rede 4G, por exemplo). O serviço é pago na maioria das operadoras, mas vale conferir o seu plano oferece algum pacote de envios diários. Algumas ofertas incluem SMS ilimitados a um preço baixo por dia. Por SMS é possível enviar mensagens de texto para qualquer número de celular. O envio de imagens ocorre pelo chamado MMS, que pode custar mais caro e muitas vezes demora para chegar – e vídeo nem pensar.

Telegram:
O Telegram tem praticamente todas as funções do WhatsApp (há quem prefira ele pelos recursos adicionais, como grupos com milhares de membros e agendamento de mensagens). Ele funciona por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G). Lá você vai encontrar figurinhas, opção de mensagens de áudio, vídeo, foto. Também é possível realizar chamadas de voz ou vídeo. É preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado (a conta é aberta pelo número de telefone).

Signal:
O Signal também é muito parecido com o WhatsApp e tem foco adicional em privacidade e segurança. Um dos seus trunfos é o envio de mensagens com remetente oculto (apenas um dos participantes precisa divulgar o número para iniciar a conversa). Por outro lado é um aplicativo mais “sisudo”: não há busca integrada de GIFs animados, por exemplo, nem status/stories. Ele funciona por meio de uma conexão com internet (Wi-Fi, 4G ou 3G). É preciso que os contatos de sua agenda também tenham o aplicativo instalado (a conta é aberta pelo número de telefone).

Twitter:
O Twitter pode ser uma alternativa de comunicação por meio do recurso de mensagens diretas (também chamadas de DMs). Lá é possível trocar mensagens de texto, vídeos, imagens e até áudio. A diferença dele para outros apps como WhatsApp, Telegram e Signal é que a comunicação não é intermediada pelo número de telefone, mas sim pelas contas dos usuários – o que pode dificultar encontrar determinados amigos, caso eles não tenham um perfil na rede ou você não saiba o nome de usuário deles. Algumas pessoas deixam as DMs abertas para todos. Outras preferem que somente aquelas que ela segue possam entrar em contato por mensagens – esse ajuste é feito nas configurações da rede social.

Discord:
O Discord é bastante popular entre gamers, mas tem chamado a atenção de muita gente. Ele é centrado em grupos nos quais centenas de pessoas podem se reunir para conversar sobre determinado tema por meio de mensagens de texto, imagens, GIFs. Ao entrar no aplicativo é preciso procurar por “servidores”, que funcionam como fóruns (alguns deles são privados e exigem um convite do administrador). Dentro de cada servidor é possível criar diversas salas, chamados de “canais”, onde são definidos sub-temas. Os servidores possuem canais para conversar por voz ou por vídeo. Também é possível adicionar amigos para conversar individualmente. O Discord funciona como uma rede social – para adicionar pessoas é preciso saber seu nome de usuário. Sua interface e recursos lembram bastante a do aplicativo corporativo Slack.

iMessage:
Disponível somente para iPhones e outros produtos da Apple, o iMessage funciona como um híbrido entre SMS e WhatsApp – isso porque ele fica integrado ao aplicativo de mensagens de texto do iOS e do Mac. É possível enviar mensagens de texto, fotos, vídeos e áudios, mas ele depende de uma conexão com a internet (Wi-Fi, 3G ou 4G). Ele também tem opção para realizar chamadas de vídeo ou voz.

E-mail:
O bom e velho e-mail também pode dar uma mão nesse momento, especialmente para as conversas profissionais. Ele não tem os recursos de mensagens instantâneas, então o envio de fotos, vídeos e áudios é diferente (por anexo). Apesar disso, é uma boa pedida para mensagens longas e formais.

Leia também

às