NOTÍCIAS / MUNDO

Furacão Dorian deixa 5 mortos na Bahamas

Furacão passou para categoria 4, mas continua a representar uma séria ameaça. Foto: internet

O furacão Dorian deixou ao menos cinco mortos e cerca de 21 feridos nas ilhas Ábaco, nas Bahamas, de acordo com o primeiro-ministro do país, Hubert Minnis. Os feridos foram resgatadas por helicópteros. A tempestade arrancou telhados, derrubou linhas de energia e inundou casas.

Dorian atingiu as ilhas Ábaco com categoria 5, e enfraqueceu um pouco nesta segunda-feira (02). Ele passou para a categoria 4, mas, segundo as autoridades meteorológicas dos Estados Unidos, continua a representar uma séria ameaça. O furacão Dorian se tornou a tempestade mais poderosa que já atingiu o arquipélago, com ventos que chegaram a 295 km/h.

Segundo uma estimativa inicial da Cruz Vermelha, cerca de 13 mil residências nas Bahamas foram destruídas ou seriamente danificadas.

O furacão na tarde desta segunda, estava se movendo para oeste a uma velocidade de 2 km/h, estabelecendo-se por uma hora na ilha de Grand Bahama, com ventos de 250 km/h.

As medidas de precaução levam em conta a ferocidade do furacão que deve alcançar o estado americano da Flórida na noite desta segunda. Em Orlando, na Walt Disney World, nenhum de seus parques funcionará depois das 15h, desta terça-feira (03). O aeroporto internacional da cidade vai se antecipar e estará fechado a partir das 2h (3h, em Brasília).

Por causa do furacão, ao menos 17 voos conectando o Brasil à Flórida, nos Estados Unidos, já tiveram de ser cancelados. Voos da Gol e da Azul foram afetados. Viagens da Latam também precisaram ser alteradas.

Leia também

às