NOTÍCIAS / MUNDO

Governo russo afirma que não entregará corpo de Alexei Navalny à família

Nos últimos três anos, Navalny sofreu envenenamento, realizou greve de fome e foi dado como desaparecido. Foto: Reprodução/Vídeo g1

A família de Alexei Navalny, opositor russo que morreu sexta-feira (16) na penitenciária de Yamalo-Nenets, na região ártica da Rússia, foi notificada oficialmente sobre a sua morte. Os aliados políticos de Navalny confirmaram, neste sábado (17), que a mãe recebeu a notificação. Por outro lado, o governo russo diz que não entregará corpo até concluir investigação.

Kira Yarmysh, porta-voz de Navalny, disse em um comunicado em uma rede social, que os investigadores russos transferiram o corpo de uma colônia penal no Ártico para a cidade vizinha de Salekhard, onde será examinado. Ainda na rede social, ele disse que a mãe de Navalny chegou neste sábado (17) na colônia penal de Kharp. A família do opositor russo precisou esperar duas horas até que um oficial da prisão aparecesse para dizer que o corpo foi transferido para Salekhard.

A porta-voz de Navalny disse que os advogados e a mãe do opositor russo foram ao necrotério de Salekhard, mas o local estava fechado. Outro advogado de Navalny, que foi ao Comitê de Investigação de Salekhard, foi informado de que “a causa da morte de Alexei ainda não foi estabelecida, um novo exame histológico foi realizado”. Os resultados, supostamente, estarão disponíveis na próxima semana.

Advogados e grupos de direitos humanos disseram que o processo de recuperação do corpo de Navalny pode levar alguns dias. A causa da morte ainda não foi informada. O governo russo disse não ter nenhuma informação a respeito.

O Serviço Penitenciário Federal disse em comunicado que Navalny perdeu a consciência durante uma caminhada e passou mal. Segundo a agência russa Tass, o hospital que o atendeu tentou reanimá-lo por 30 minutos, sem sucesso. A mulher de Navalny, Yulia Navalnaya, disse não acreditar totalmente na morte do marido.

Os Estados Unidos e a União Europeia culparam o governo Putin pela morte. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, exigiu que a Rússia esclareça as circunstâncias do ocorrido.

Navalny, de 47 anos, era um ex-advogado que ficou conhecido ao fazer acusações de corrupção ao governo do presidente Vladimir Putin. Ele se apresentava como um político liberal e principal adversário do atual presidente. Nos últimos três anos, sofreu envenenamento, fez greve de fome e foi dado como desaparecido.

Leia também

às