NOTÍCIAS / MUNDO

Imunidade ao coronavírus pode desaparecer em poucos meses

O estudo foi feito pelo prestigiado King's College de Londres. Foto: reprodução internet

A imunidade baseada em anticorpos, adquirida após a cura do coronavírus, desaparece em alguns meses, de acordo com um novo estudo divulgado nesta segunda-feira (13). Mesmo que não seja a única forma de o corpo se proteger contra a doença, isso poderia complicar o desenvolvimento de uma vacina eficaz de longo prazo, alertam os cientistas.

O estudo do prestigiado King’s College de Londres ainda não foi revisado por pares e aguarda publicação em revistas científicas. Os pesquisadores estudaram a resposta imunológica de mais de 90 casos confirmados (incluindo 65 por testes virológicos) e mostraram que os níveis de anticorpos neutralizantes, capazes de destruir o vírus, atingem o pico médio em torno de três semanas após o início dos sintomas, mas depois diminuem rapidamente.

Os exames de sangue mostraram que mesmo os indivíduos com sintomas leves da Covid-19 tiveram uma resposta imune ao vírus, mas geralmente com menos intensidade do que nas formas mais graves. Além disso, apenas 16,7% dos indivíduos continuaram com altos níveis de anticorpos neutralizantes 65 dias após o início dos sintomas.

Até que mais informações sejam aprendidas, “mesmo aqueles com um teste de anticorpos positivo – especialmente aqueles que não sabem onde foram expostos – devem continuar a ter cautela, distanciamento social e uso de uma máscara apropriada”, alerta James Gill, professor honorário da Warwick Medical School.

Leia também

às