NOTÍCIAS / MUNDO

Israel ordena retirada total da população em Rafah

Benjamin Netanyahu pediu que o Exército israelense elabore um plano para a retirada da população da cidade de Rafah. Foto: Reprodução

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou nesta sexta-feira (09) que seu Exército prepare um plano de retirada da população civil da cidade de Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza. Rafah, que fica na fronteira entre Gaza e o Egito, é considerada o último refúgio de cerca de 1,5 milhão de pessoas – quase toda a população da Faixa de Gaza – que desde o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas deixaram o norte, o centro e outras cidades do sul do território palestino por conta de bombardeios e ações por terra do Exército de Israel.

Netanyahu anunciou que pretende ocupar toda a cidade temporariamente e que, por isso, pediu o plano aos militares. Segundo o premiê israelense, Rafah é também o último bastião do Hamas e, portanto, o último front de batalha para completar sua guerra contra o grupo terrorista.

Nesta sexta, o Exército israelense já bombardeou alvos em Rafah. De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, oito pessoas morreram.

Leia também

às