NOTÍCIAS / MUNDO

Mais de 100 mortos no conflito entre Israel e grupos radicais palestinos

Rastros de luz do sistema anti-míssil Israel enquanto ele intercepta foguetes lançados da Faixa de Gaza. Foto: reprodução/twitter

Noite e madrugada desta sexta-feira (14) de fogo cruzado intenso entre forças de segurança de Israel e grupos radicais palestinos. Informações iniciais são de que ao menos 109 pessoas morreram na Faixa de Gaza. Há mais de 621 feridos. O ministro da Saúde da Faixa de Gaza disse que entre os mortos estão 27 crianças e 11 mulheres. Do lado de Israel, desde o início da semana, morreram sete pessoas, incluindo um menino de seis anos.

As forças de Israel reforçaram as defesas e preparam uma ofensiva com tropas no solo. Há um alerta na região para que os moradores permaneçam em abrigos ou busquem outros lugares seguros. Se houver avanço por terra das tropas israelenses, a escalada dos confrontos deve aumentar e civis podem ser ficar no meio do fogo cruzado.

Fontes militares revelaram que do lado palestino foram lançados 1.600 mísseis contra alvos de Israel, mas o sistema antimísseis interceptou e destruiu no ar quase todas as ogivas. Do lado oposto da guerra, foram feitos 600 disparos, que teriam como objetivo atingir alvos do Hamas e Jihad Islâmica. Pela primeira vez, foguetes também foram lançados de Tel Aviv.

O Conselho de Segurança da ONU informou que reunirá no domingo (16) para discutir o conflito e tentar encontrar uma saída para que os ataques sejam suspensos dos dois lados.

Leia também

às