NOTÍCIAS / MUNDO

Mais de 100 pessoas morrem durante distribuição de comida em Gaza

Na quinta-feira (29), mais de 100 civis morreram durante distribuição de comida. Foto: Reprodução/Vídeo g1

Mais de 100 pessoas morreram e 760 ficaram feridas nesta quinta-feira (29), em um ataque de Israel contra um local onde centenas de civis aguardavam a distribuição de ajuda humanitária na Cidade de Gaza, segundo denunciou o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza, controlado pelo grupo terrorista Hamas.

O Exército israelense se manifestou sobre o ocorrido e informou que os tiros foram disparados depois que os soldados se sentiram “ameaçados”, mas negaram a responsabilidade pelas mortes. Eles informaram que várias pessoas morreram pisoteadas “em meio a empurrões e pisoteios”, depois de cercarem os caminhões com ajuda humanitária e iniciarem os saques.

O governo de Gaza, por sua vez, tem uma visão diferente do ocorrido e disse que o ataque foi premeditado e intencional, já que o Exército de ocupação sabia que as vítimas tinham ido para aquela área para obter alimentos e ajuda.

Os Estados Unidos exigiram de Israel respostas e qualificaram a situação como “desesperadora”. O presidente Joe Biden afirmou que as mortes dificultam que o Hamas e Israel cheguem a um acordo de cessar-fogo e disse que o caso será investigado. A guerra entre Israel e Hamas já deixou mais de 30 mil mortos e 70.400 feridos.

Leia também

às