NOTÍCIAS / MUNDO

Médicos ampliam lista de sintomas do novo coronavírus

Médicos ampliam lista de sintomas do novo coronavírus. Foto: reprodução

A lista de sintomas do novo coronavírus foi revista pela comunidade científica mundial. Além de febre constante, tosse seca ou com secreção, dor de cabeça, dores de garganta, perda de olfato e paladar, olhos vermelhos, falta de ar, diarreia… outras consequências da infecção estão sendo observadas e compartilhadas entre os médicos para facilitar o diagnóstico da doença. De acordo com cientistas americanos e europeus, a covid-19 ataca quase todas as partes do corpo, da cabeça aos pés, algumas de forma mais grave.

Entre os novos sintomas observados e relatados estão: cãibras, coágulos sanguíneos, danos cardíacos, infecção urinária, falha no funcionamento dos rins, alteração nos hormônios sexuais masculinos, comprometendo a capacidade de ter filhos; e doenças de pele, como urticária e frieira nos dedos dos pés.

Segundo o Centro de Prevenção e Luta contra as Doenças dos Estados Unidos (CDC), boa parte desses novos sintomas ocorrem porque o vírus enfraquece o sistema imunológico de tal maneira que altera a capacidade do corpo humano de se proteger até mesmo contra enfermidades que o indivíduo saudável nunca teria.

Leia também

às