NOTÍCIAS / MUNDO

México rompe relações diplomáticas com Equador

México rompe relações diplomáticas com Equador. Foto: reprodução

O governo do México anunciou que suspendeu as relações diplomáticas com o Equador depois que a polícia equatoriana prendeu na noite desta sexta-feira (05) o ex-vice-presidente Jorge Glas. O político estava asilado na embaixada do México em Quito, desde dezembro de 2023.

O ex-vice-presidente foi condenado a seis anos de prisão em 2017. Ele é considerado culpado de receber propina de uma construtora, em troca da concessão de contratos governamentais. Jorge Glas diz que se escondeu na embaixada porque é vítima de perseguição e temia pela sua integridade. Em uma rede social, o presidente mexicano, Andres Manuel López Obrador, afirma que o caso é uma violação do direito internacional e da soberania do México.

De acordo com a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, de 1961, os locais de missões de um país dentro de um outro, como embaixadas e consulados, são considerados invioláveis. Equador e México aderiram à regra na década de 1960.

Segundo o tratado, a entrada de agentes de estado dentro desses locais depende da autorização do chefe da missão estrangeira. Ou seja, no caso do Equador, a polícia deveria solicitar permissão ao embaixador mexicano para ingressar na Embaixada do México, o que não aconteceu.

Leia também

às