NOTÍCIAS / MUNDO

Morre o cartunista Quino, criador de Mafalda

Cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, morreu aos 88 anos de idade. Foto: Reprodução

O cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, mais conhecido como Quino, morreu aos 88 anos de idade nesta quarta-feira (30). Ele é conhecido por ter criado a personagem Mafalda e suas histórias em quadrinhos são uma das mais traduzidas da língua espanhola para o restante do mundo.

O artista sofreu um acidente vascular cerebral nos últimos dias. Quino nasceu em 1932, em Mendoza, na Argentina, onde voltou a morar em 2017, após a morte de sua mulher, Alicia Colombo.

Seu nome é sempre associado ao de sua personagem mais famosa, que completou 56 anos na última terça-feira (29). A questionadora menininha de seis anos, fã de Beatles, ficou famosa pela preocupação em combater os problemas sociais e a sopa no jantar.

Além da garotinha, as tirinhas também tornaram célebres personagens como Manolito, Susanita, Guille, Filipe e Libertad. Depois de abandonar a personagem, Quino continuou a criar histórias com tom político, muitas vezes sobre opressão e desigualdade social, para jornais de vários países.

Leia também

às