NOTÍCIAS / MUNDO

Nitrato de amônio, tipo de fertilizante, pode ser causa de explosão no Líbano

Nitrato de amônio pode ser causa de explosão no Líbano. Foto: reprodução/twitter

 

Nitrato de amônio, um tipo de fertilizante, pode ser a causa da explosão que deixou, até agora, segundo  a Cruz Vermelha, mais de 100 mortos e 4.500 feridos na região portuária de Beirute, capital do Líbano. As imagens desta quarta-feira (05) mostram que o local mais parece um cenário de guerra, completamente destruído.

O presidente, Michel Aoun, pretende declarar estado de emergência para as próximas duas semanas. Ele condenou que cerca de 2.750 toneladas da substância tóxica estivessem armazenadas ali, sem a devida fiscalização, por pelo menos seis anos. O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, disse em um pronunciamento que o país enfrenta uma catástrofe e declarou luto oficial de três dias.

A explosão que aconteceu nesta terça-feira (04), por volta das 12h (horário de Brasília), sacudiu prédios, hospitais e foi sentida a cerca de 200 quilômetros do epicentro. Há relatos de que moradores do Chipre foram atingidos pelo deslocamento de ar provocado pela detonação.

O governo do Líbano declarou que há muitos desaparecidos e que as ligações de parentes procurando por essas pessoas não param no departamento de emergência. O trabalho de buscas aos corpos e aos feridos foi dificultado esta noite porque a região ficou totalmente às escuras. O ministro da Saúde, Hamad Hasan, relatou que “estamos diante de uma verdadeira catástrofe e precisamos de tempo para avaliar a extensão dos danos”.

Leia também

às