NOTÍCIAS / MUNDO

Oito crianças morrem e 12 ficam feridas em ataque a escola no Camarões

Sala de aula de escola após ataque na cidade de Kumba, em Camarões. Foto: Reprodução/Internet

Neste sábado (24) homens armados invadiram uma escola em Camarões e abriram fogo indiscriminadamente, matando pelo menos oito crianças e ferindo outras 12 com idade entre 12 e 14 anos em uma região onde operam insurgentes separatistas, disseram autoridades e pais.

Chegando em motocicletas e vestidos de civis, os agressores atacaram a escola por volta do meio-dia na cidade de Kumba, na região Sudoeste. Algumas crianças ficaram feridas ao saltar de janelas do segundo andar.

Não ficou claro se o ataque estava relacionado a um conflito persistente entre o Exército e grupos que buscam formar um estado separatista chamado Ambazonia no oeste, onde a população fala majoritariamente inglês. O episódio foi mais um de uma série de tragédia na região que, desde 2017, viu centenas de mortes e milhares de desabrigados por causa do conflito, com muitas crianças impossibilitadas de frequentar escolas.

O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários disse que oito crianças morreram, algumas por golpes de machete, e que 12 ficaram feridas. No ano passado, as autoridades culparam os separatistas pelo sequestro de dezenas de crianças, o que os separatistas negaram.

Leia também

às