NOTÍCIAS / MUNDO

Presidente dos EUA faz pronunciamento sobre situação no Afeganistão

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Foto: Reprodução/Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento nesta segunda-feira (16) sobre a situação no Afeganistão, país que teve a capital e as principais cidades tomadas pelo Talibã em uma forte ofensiva do grupo extremista. O presidente defendeu a decisão de retirar as tropas norte-americanas do território afegão e fez críticas às autoridades e ao exército afegão que não lutaram para combater a ação do grupo extremista. “Não podemos lutar em uma guerra que os próprios afegãos não querem lutar”, afirmou.

Biden dividiu a responsabilidade com os quatro governos anteriores que mantiveram tropas no Afeganistão e disse que não iria manter o conflito para o próximo presidente. “Não vou cometer os erros do passado e ficar em um conflito que não tem um interesse nacional dos EUA e tentar reconstruir um país mandando tropas e mais tropas.”

Nos últimos 20 anos, o Estados Unidos gastaram um trilhão de dólares para treinar 300 mil homens do exército do Afeganistão e estruturar o país com o objetivo de instaurar uma democracia. Biden garantiu que manterá o apoio necessário para a população afegã. “Manteremos a nossa ajuda humanitária no país e falaremos em nome das mulheres e crianças afegãs assim como fazemos em outros países do mundo”.

Leia também

às