NOTÍCIAS / MUNDO

Russos vão às urnas e devem confirmar amplo favoritismo de Putin

No domingo (17), o país terá o terceiro e último dia de votação. Foto: Reprodução/X @EmbassyofRussia

Eleitores de toda a Rússia votaram neste sábado (16), segundo dia de uma eleição marcada para formalizar mais seis anos de poder para o presidente Vladimir Putin. Ele não enfrenta adversários sérios depois de acabar com a dissidência política durante seu governo de quase 25 anos de poder.

No domingo (17), o país terá o terceiro e último dia de votação. São cerca de 114 milhões de eleitores, incluindo ucranianos convocados a votar nos territórios ocupados por tropas russas.

Putin, de 71 anos, enfrenta três rivais simbólicos de partidos amigos do Kremlin que se abstiveram de qualquer crítica a ele ou à sua invasão em grande escala da Ucrânia. Putin classificou a guerra na Ucrânia, agora no seu terceiro ano, como uma batalha existencial contra os Estados Unidos e outras potências ocidentais empenhadas em destruir a Rússia.

Também neste sábado (16), a guerra ficou tangível nas ruas da Rússia, quando ataques de drones e mísseis ucranianos atingiram mais uma vez o país. Duas pessoas foram mortas em um bombardeio ucraniano em Belgorod, perto da fronteira com a Ucrânia, disse o governador regional, Vyacheslav Gladkov, no Telegram.

 

Leia também

às