NOTÍCIAS / MUNDO

[vídeo] Chuva no deserto: tempestade incomum atinge Dubai

[vídeo] Chuva no deserto: tempestade incomum atinge Dubai. Foto: reprodução/vídeo

Chuva no deserto. Temporais incomuns atingem os Emirados Árabes Unidos, provocando inundações nas rodovias do país. Carros foram abandonados, quase cobertos de água.

No aeroporto de Dubai, o nível da água subiu tanto, que chegou na altura da roda dos aviões. As autoridades recomendam que passageiros evitem o terminal, exceto em casos de extrema necessidade. Diversos voos estão atrasados e outros foram desviados.

De acordo com especialistas, essa é a pior tempestade no país desde 1949, ou seja dos últimos 75 anos, antes da formação dos Emirados em 1971. As chuvas também atingiram países vizinhos, como o Bahrein, Omã, Catar e Arábia Saudita.

As causas do fenômeno ainda são desconhecidas, mas, de acordo com uma agência de notícias local, uma das razões pode ser uma “semeadura de nuvens” mal calculada.

O procedimento é uma intervenção humana que consiste em bombardear nuvens com produtos químicos específicos, como iodeto de prata ou gelo seco. O governo dos Emirados realiza voos para esse propósito regularmente. O objetivo é provocar chuvas para aumentar a oferta de água na região desértica.

Os Emirados Árabes Unidos dependem em grande parte de usinas de dessalinização para obter água potável. Esse processo é caro e que consome muita energia. Por isso, eventualmente o país utiliza a semeadura de nuvens para aumentar a presença de água no subsolo.

Imagens das inundações em Dubai:

Leia também

às