NOTÍCIAS / MUNDO

Vulcão na Espanha completa 24 dias de erupção e supera explosão de 1971

Erupção do vulcão Cumbre Vieja. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cerca de 800 moradores receberam ordens de abandonar suas casas nesta terça-feira (12) na ilha espanhola de La Palma, enquanto a lava incandescente do vulcão Cumbre Vieja avançava em direção à região onde moram. Conforme o rio de magma derretido descia do vulcão no nordeste das Ilhas Canárias, as autoridades ordenaram que entre 700 e 800 habitantes de La Laguna saíssem de casa com seus pertences e animais de estimação. A última erupção na ilha aconteceu em 1971, no Teneguía, quando sua erupção durou exatamente 24 dias.

Nesta terça, ocorreram 64 movimentos sísmicos, o mais forte medindo 4,1, disse o Instituto Geológico Nacional da Espanha. No início desta terça, as autoridades também suspenderam um lockdown ordenado devido a uma nuvem de fumaça que atingiu duas aldeias, permitindo a saída de mais de três mil moradores.

As lavas do vulcão neste momento seguem por três caminhos ativas. Um rumo ao mar, outro ao sul, que reduziu o ritmo, e ao norte, chegou na última segunda-feira (11) ao polo industrial de Los Llanos. O aeroporto de La Palma permanece aberto, mas 11 voos foram cancelados nesta terça e outros foram atrasados, disse a operadora do aeroporto AENA.

O vulcão, em atividade desde 19 de setembro, já deixou um saldo de mais de 1,1 mil casas destruídas e devastou quase 600 hectares no total, segundo as autoridades.. De acordo com o serviço de emergências, mais de 6 mil pessoas precisaram deixar seus lares.

 

 

Leia também

às