NOTÍCIAS / RJ

Águas vivas gigantes e raras são encontradas na Praia do Peró, em Cabo Frio

Águas vivas são da espécie Celenterado ou Cnidário. Foto: Juliano Medeiros/Jornalismo 93FM

Cabo Frio – Águas vivas gigantes apareceram nesta sexta-feira (5) na Praia do Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A Praia do Peró que tem o selo internacional ‘Bandeira Azul’ é um rótulo ecológico de sustentabilidade.

As águas vivas que apareceram na Praia do Peró são da espécie Celenterado ou Cnidário. O que chamou a atenção foi o tamanho dela. Além da espécie se destacar por ser maior que a média de outros exemplares, é considerada rara na região.

Mas, é bom lembrar que um banho no mar ou uma caminhada na areia, contudo, pode ser interrompido de maneira bastante desagradável por uma “queimadura” de cnidário, como as águas-vivas e as caravelas. Elas colocam em risco os banhistas, pois são urticantes, ou seja, podem ferir ou queimar a pele.

O veneno tem ação tóxica na pele humana, podendo causar inflamação extensa e até necrose. Em casos mais graves, pode provocar ainda arritmias cardíacas, alteração no tônus vascular e insuficiência respiratória por congestão pulmonar.

Há também relatos de dor de cabeça, náuseas, vômitos, febre e espasmos musculares. Em geral, a gravidade depende da extensão da área atingida. O óbito, apesar de raro, pode ocorrer devido ao envenenamento (insuficiência respiratória e choque) ou por anafilaxia (reação alérgica grave).

Se tiver queimadura provocada pelo animal, lave o local com água do mar ou soro fisiológico gelado, e nunca com água doce e/ou quente, já que este fator pode agravar a queimadura. Para aliviar a ardência, compressas de vinagre podem ser muito úteis. O vinagre também auxilia na retirada dos tentáculos deixados pelo animal, que devem ser removidos com auxílio de pinça ou luva.

 

 

 

Leia também

às