NOTÍCIAS / RJ

Câmara do Rio aprova projeto para agilizar tratamento contra o câncer

Atualmente o estado do Rio tem o pior desempenho do país no acesso aos cuidados contra o câncer de mama. Foto: Reprodução

 

Rio de Janeiro – No mês em que acontece a campanha Outubro Rosa, de conscientização contra o câncer de mama, a Câmara Municipal do Rio aprovou em segunda votação, nesta quarta-feira (13), a criação do Programa de Navegação de Pacientes (PNP) na rede municipal de Saúde. O objetivo do projeto, de autoria do vereador Dr. Marcos Paulo (PSOL), é agilizar o tratamento contra o câncer na cidade.

Hoje, o estado possui a pior colocação no ranking nacional que mede o tempo de início de tratamento após o diagnóstico da doença. Apenas 11% das mulheres com câncer de mama no Rio conseguem iniciar tratamento pelo SUS dentro do prazo de 60 dias, conforme determina a lei federal.

O PNP já foi desenvolvido de forma experimental na Clínica da Família do Andaraí, no Rio Imagem e atualmente é oferecido no Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, sempre com resultados muito expressivos. A proposta agora segue para sanção do Prefeito Eduardo Paes e regulamentação da Prefeitura, que já se posicionou publicamente em favor da aplicação do PNP na cidade, com o auxílio de agentes comunitários.

Leia também

às