NOTÍCIAS / RJ

Cantora Elza Soares morre aos 91 anos

Morre Elza Soares, aos 91 anos. Foto: Instagram/elzasoaresoficial

A cantora e compositora Elza Soares, morreu aos 91 anos, na tarde desta quinta-feira (20). A informação foi confirmada por familiares da artista. Ela estava em casa, no Rio de Janeiro.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, informou o comunicado postado no perfil oficial da artista.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim. Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e Equipe Elza”, finalizou a família e assessoria em nota.

Considerada uma das maiores cantoras da história da música brasileira, Elza Gomes da Conceição começou a cantar no fim dos anos 1950 e início dos anos 1960. Em toda a carreira, foram 34 álbuns, entre samba, jazz, com pitadas de hip hop, música eletrônica e funk. O disco A Mulher do Fim do Mundo foi eleito pelo jornal The New York Times como um dos 10 melhores do ano de 2016. O último álbum dela foi Planeta Fome, lançado em 2019.

Nascida em 23 de junho de 1930, na favela da Moça Bonita, atualmente Vila Vintém, no bairro de Padre Miguel, Elza ainda pequena mudou-se para um cortiço no bairro da Água Santa, onde foi criada. Ela veio de uma família muito pobre, composta por dez irmãos, e antes de se tornar um ícone da música popular brasileira, precisou vencer o machismo e o racismo. Com uma história de vida de luta e dificuldades, ela nunca parou de trabalhar e, mesmo aos 91 anos, se manteve ativa, gravando novas músicas e lançando discos.

As dificuldades que Elza enfrentou são tão impressionantes, que a artista costumava dizer que já tinha vivido várias vidas em uma só. Na adolescência, foi obrigada pelo pai a abandonar os estudos e casar-se com Lourdes Antônio Soares, um amigo de seu pai conhecido como Alaordes, que havia tentado abusar de Elza – o pai acreditava que “a honra de sua filha só estaria limpa com o casamento”. Nas mãos dele, Elza sofreu ainda mais violência doméstica e sexual. Como se não bastasse, antes mesmo de completar 15 anos, já tinha dado à luz seu primeiro filho. Aos 15 anos, já era mãe de dois e sofreria mais um trauma. Dois filhos recém nascidos morrem de desnutrição. Aos 20 anos, mais uma tragédia, sua filha Dilma, também recém nascida, foi raptada e ela só iria reencontrá-la novamente depois de adulta. Na mesma época, seu primeiro marido morre e Elza se vê sozinha com quatro filhos para criar. Mesmo assim, decide largar o trabalho de faxineira para seguir o sonho de infância, e ser cantora.

Garrincha, marido de Elza entre 1966 e 1982 e grande amor da vida da cantora, também morreu num dia 20 de janeiro, no ano de 1983. Ainda não há informações sobre a data e local de sepultamento de Elza.

 

Leia também

às